27 de julho de 2025

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência em descampado em Jundiaí

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência em descampado em Jundiaí

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um avião de pequeno porte fez um pouso de emergência em um descampado perto do aeroporto de Jundiaí (SP), por volta das 11h deste sábado (26).

A aeronave, que segundo primeiras informações teve uma pane de motor, parou de cabeça para baixo. Havia apenas o piloto a bordo, que não teve ferimentos graves.

Segundo a Rede Voa, concessionária que administra o aeroporto, a torre recebeu um chamado de emergência da aeronave.

Em nota, a empresa afirmou que seu centro de controle operacional foi informado sobre a aeronave que realizava um voo local para propaganda e que teria decolado do aeródromo Vale Dourado, na região de Bragança Paulista (SP), para onde retornaria.

O piloto teria pedido para ir a Jundiaí, quando percebeu a falha no motor, mas acabou pousando em um descampado a cerca de 5 km da cabeceira sul da pista do aeroporto, próximo à escola técnica Benedito Storani, na região da rodovia dos Bandeirantes.

O avião, um monomotor modelo Cesnna 150L, prefixo PR-NIJ, pertence a Avisiom Publicidade Aérea, segundo registros na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Ele foi fabricado em 1971 e estava com sua situação de aeronavegabilidade normal.

A empresa dona do avião, usado para publicidade e que tem sede em Bragança Paulista, disse em nota que está prestando todas as ações necessárias e aguardando órgão competente para realizar a investigação do incidente. Também disse que o piloto está bem.

Também em nota, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Força Aérea Brasileira, disse que investigadores do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico) foram acionados para iniciar a ação inicial da ocorrência.

“São aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, afirmou a Aeronáutica.

“A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, completou a nota.

OUTROS CASOS NA MESMA REGIÃO
No último dia 9, um jatinho com pneu furado fez um pouso de emergência no aeroporto de Jundiaí. O procedimento, realizado com sucesso, teve amparo do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Apenas o piloto e o copiloto estavam na aeronave. Ninguém se feriu.

O piloto informou o problema aos controladores do Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, que repassou a informação para a torre do aeroporto jundiaiense -segundo informações, ele teria cogitado mudar a descida para a capital paulista, mas manteve os planos originais.

Por segurança, a aeronave ainda sobrevoou a região por cerca de 20 minutos para queimar combustível antes de iniciar o processo de descida. Imagens gravadas pela concessionária mostram que o pouso foi feito com sucesso, apesar de o pneu do trem de pouso traseiro direito ter ficado completamente esfarelado, sobrando apenas a roda.

Em maio, um avião de pequeno porte com suspeita de pane no trem de pouso sobrevoou por cerca de 40 minutos o aeroporto Campo de Marte até pousar em Jundiaí.

A aeronave prefixo PT-LHZ, modelo King Air Beechcraft E90, que saiu de Goiás com destino a São Paulo, estava com problemas no sensor do trem de pouso e, por isso, não conseguia iniciar a descida. O helicóptero águia da PM foi acionado para acompanhar a ocorrência, assim como o Corpo de Bombeiros.

Os controladores de voo instruíram o piloto a queimar combustível, para deixar o avião mais leve, e tentar um pouso de emergência em Jundiaí, o que foi feito. Entre os passageiros estava a apresentadora de TV Lívia Andrade, 41. A aeronave é do empresário Marcos Araújo, namorado dela.

Com 1.800 metros, a pista do aeroporto do interior paulista tem 200 metros a mais de extensão em relação à do Campo de Marte (1.600 metros).

Não houve necessidade a atuação da equipe de emergência porque o trem de pouso acabou funcionando, após um procedimento da comandante.

Leia Também: Para Tarcísio, agenda no Brasil está posta: reforma administrativa e desvinculação de receitas



Fonte ==> Gazeta do Povo e Notícias ao Minuto

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *