O encontro reuniu agricultoras, empreendedoras e mulheres da zona rural com o objetivo de incentivar o protagonismo feminino no agronegócio, promover capacitação e ampliar o acesso a oportunidades no setor.
Durante a programação, palestras motivacionais e informativas destacaram temas como empreendedorismo, capacitação profissional, saúde preventiva e igualdade de oportunidades.
A presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp, Juliana Farah, falou sobre a importância da presença feminina no campo e da quebra de barreiras históricas. “Nós não queremos ocupar o lugar dos homens. Queremos estar ao lado deles, mostrando que a mulher pode, sim, estar presente, capacitada e atuante no agro. Quando uma de nós chega a um espaço que nunca foi ocupado por mulher, ela abre caminho para todas as outras”, ressaltou.
A área da saúde também teve destaque. As ONGs Orienta a Vida e Pense Rosa apresentaram o programa de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. “O câncer de mama ocupa o segundo lugar entre os que mais matam mulheres no Brasil. Quando diagnosticado precocemente, temos até 100% de chance de cura. Por isso, a informação e o acesso aos exames são fundamentais”, alertou Gimena Galván, incentivando as mulheres a procurarem o sindicato ou a Secretaria de Saúde para participar do programa.
O prefeito Luiz Sérgio Celeste Jorge destacou o impacto do projeto na vida das mulheres da cidade. “Essa é uma oportunidade valiosa. Aproveitem bem, procurem o pessoal da saúde, façam a prevenção. Esse trabalho é fundamental para garantir mais saúde e qualidade de vida para todas vocês”, ressaltou.
Semear é Cuidar
Antes do evento principal, Aramina sediou também nesta quinta-feira a apresentação do projeto “Semear é Cuidar” para as lideranças da cidade. Voltada à saúde preventiva das mulheres do campo, a iniciativa prioriza o combate ao câncer de mama, oferecendo gratuitamente exames como mamografias e preventivos.
Com mais de 5 mil mulheres atendidas no Estado desde 2023, o programa já se tornou referência e inspira outras regiões. Em Aramina, a apresentação reforçou o compromisso das autoridades com a saúde e o bem-estar da população rural feminina.
Fonte ==> Sebrae