24 de setembro de 2025

Encontro aproxima setores público e privado em busca de soluções regionais

Serra Summit
Serra Summit

Serra Summit Cidades ocorre dias 09 e 10 de outubro, em Nova Prata

Apostando no poder das conexões para gerar oportunidades de desenvolvimento, o Serra Summit traz a programação de sua segunda edição, dias 09 e 10 de outubro, em Nova Prata, com o objetivo de inspirar empreendedores e preparar profissionais para transformar a realidade de seus negócios. Essa mesma inspiração norteia um encontro pensado para promover soluções para o progresso microrregional: o Serra Summit Cidades.

Realizado de forma paralela à imersão, pretender concretizar alternativas para os principais desafios, já diagnosticados, às cidades da região a partir da troca de experiências com entidades e com a iniciativa privada. “Fizemos a escuta junto aos representantes públicos dos municípios da região e, a partir daí, detectamos as principais necessidades locais. Foi com o diagnóstico que estruturamos os painéis, que não serão palestras, e a busca por instituições públicas ou privadas e principalmente startups, ou seja, a iniciativa privada, que tragam para o Serra Summit Cidades soluções capazes de serem colocadas em prática. Tudo isso, pensado regionalmente”, explica a consultora de projetos regenerativos de políticas públicas e curadora do Serra Summit Cidades, Susanna Schwantes.

A iniciativa reunirá 15 municípios (André da Rocha, Guaporé, Paraí, Veranópolis, Vista Alegre do Prata, Fagundes Varela, Nova Araçá, São Jorge, Serafina Corrêa, Cotiporã, Guabiju, Nova Bassano, Protásio Alves, Vila Flores, e Nova Prata, como anfitrião) dedicados a encontrar inovações regionais, tendo como eixos principais Gestão inovadora, Turismo e Crescimento Sustentável.

Estão programados quatro painéis que acontecerão entre as manhãs e tardes dos dois dias de Serra Summit. Depois das explanações, o espaço estará aberto para a escuta de possibilidades de soluções ao que foi apresentado como desafio pela região. “Quando falamos em inovação em gestão, turismo e sustentabilidade, que são os grandes potenciais da região, estamos falando de tudo o que se faz de diferente no dia a dia para garantir maior eficiência humanizada na política pública, pensando nas pessoas. Pode envolver a tecnologia, mas não se restringe a isso. Teremos no Serra Summit Cidades o que chamamos de ‘pitch reverso’, que é a presença de instituições e startups já sabedoras do que os municípios precisam, e apresentam as suas possibilidades de soluções para serem contratadas e colocadas em prática”, explica Susanna.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Inovação, ocorre a busca ativa por startups e novas empresas que tenham interesse em apresentar seus projetos no Serra Summit Cidades, já direcionados ao que será apresentado como desafio regional. A elas, serão acrescentadas, nesta troca de experiências com representantes dos municípios, universidades, órgãos públicos estaduais e de municípios como Porto Alegre, associações de municípios, deputados e cooperativas de crédito. Uma construção de soluções que colocará, na prática, a realidade de parcerias entre os setores público e privado.

A partir da coleta inicial de dados entre os municípios, foram apontados como maiores gargalos na região a infraestrutura de transporte, desde estradas até linhas de ônibus, trens ou aeroportos, e a necessidade de parcerias com o setor privado para a gestão de espaços públicos com alto potencial turístico e sustentável.

Com 25 anos de experiência em gestão pública e consultorias nesta área, Susanna Schwantes explica que a ideia é formar, a partir do Serra Summit Cidades, uma comissão permanente dedicada a políticas públicas regionais. “Pensar regionalmente é fundamental, porque são municípios que, muitas vezes, financeiramente não teriam condições de resolver esses desafios isoladamente. Compartilhando culturas, expertises e um território criativo regional, a possibilidade de transformarmos a proposta deste encontro em política pública permanente é muito maior”, valoriza a curadora do evento.

Inscrições Gratuitas:

https://www.sympla.com.br/evento/serra-summit-cidades/3109028?token=b8ab6df4998fc34059cd25f4a9eb012d

Serra Summit reforça conexões

A segunda edição do Serra Summit, em Nova Prata, vem para transformar conexões em crescimento. Entre os 14 palestrantes confirmados estão o economista e ex-ministro Paulo Guedes, o diretor de relações institucionais da Randoncorp, Juarez Piccinini, o presidente do Grupo Dall’Onder, Tarcísio Michelon, e a primeira milionária brasileira, Clemilda Thomé.

O fio condutor das conexões propostas nesta edição do Serra Summit estão as quatro forças do empreendedorismo: a energia da transformação, com palestras, cases e estratégias para o crescimento; ideias que conectam, com muito networking para a geração de novos negócios; a base para construir o futuro, com dicas sobre o planejamento financeiro e gestão estratégica; inovação contínua, com a apresentação de tendências e soluções regenerativas para o empreendedor do amanhã.

O Serra Summit 2025 é uma realização de Plena Gestão de Eventos e Serra Summit, com Patrocínio Master do Município de Nova Prata, Autopratense, MGA, Vipal Borrachas, Adyl Telecom e Sicredi. Parceiros: Naveo e Super Cafés De Coffee; Apoio: Atuaserra; AbradiRS; compratri; GP; CDL Nova prata; CDL Jovem; CIC Nova Prata; Sindilojas Regional Nova Prata; Media Partner: Jovem Pan Serra Gaúcha

SERVIÇO:

Informaçõesserrasummit.com.br ou fone/whats 54 9666-0629

Vendas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/serra-summit-2025/2901475?referrer=www.google.com

Legenda: Serra Summit Cidades quer traçar soluções para desenvolvimento regional

Crédito Alessandro Manzoni, Exata Comunicação

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *