A programação contou com depoimentos de dois participantes do programa, que compartilharam suas experiências e os resultados alcançados nos quatro meses de orientação e acompanhamento com um agente local de inovação.
Na sequência, os empresários e representantes de empresas de tecnologia participaram das “Conexões que geram valor”, uma roda de networking voltada à troca de soluções, parcerias e oportunidades de negócio. O encerramento ocorreu com coffee break e integração entre os participantes.
O encontro foi direcionado aos empresários acompanhados pelos Agentes Locais de Inovação (ALI) interessados em adotar soluções inovadoras e práticas para aprimorar processos, além de empresas de tecnologia que apresentaram soluções, ferramentas e serviços para micro e pequenas empresas.
Rodrigo Tadano, empreendedor do setor de alimentação, relatou que inicialmente hesitou em participar do Programa ALI, mas reconhece que a consultoria transformou sua visão sobre o próprio negócio. “Antes eu abraçava tudo e não dava conta; hoje, eu delego. O ALI e o meu projeto de fazer o negócio crescer se tornaram meu projeto de vida. A empresa precisa gerar lucro para pagar as contas e os salários, mas, acima disso, deve desenvolver pessoas. Eu consegui enxergar isso”, afirmou aos participantes.
“Participar do ALI foi a melhor decisão que tomei em 2025. Eu amo o que faço, mas a empresa é minha principal fonte de renda. O Programa foi um investimento melhor que terapia, porque me ajudou a organizar tanto o profissional quanto o pessoal”, relatou Priscila Francine Lopes, proprietária de uma academia de dança.

Inovação e crescimento
Criado há 16 anos, o Programa ALI Produtividade trabalha na implementação de soluções inovadoras, identificação de oportunidades de crescimento, acesso a ferramentas de apoio, desenvolvimento da cultura de dados e inovação, networking com outros empreendedores e resultados diretos no desempenho empresarial.
A metodologia do programa é prática e com atendimento adaptado para cada empresa, com encontros individuais e coletivos conduzidos por especialistas. O objetivo é implementar melhorias em processos, produtos e serviços, aumentando a produtividade e o faturamento de forma sustentável. Para que os resultados sejam alcançados, é fundamental o comprometimento ativo do empreendedor ao longo de todo o processo.
–
Fonte ==> Sebrae


