14 de janeiro de 2026

Duolingo libera de graça recurso premium de IA que era pago

duolingo-explique-minha-resposta-recurso-ia

A plataforma de idiomas Duolingo anunciou uma mudança nos recursos disponíveis para usuários que não são assinantes da plataforma. Trata-se do “Explique minha resposta“, uma ferramenta que ajuda você a entender cada exercício feito.

Essa função utiliza inteligência artificial (IA) para fornecer respostas mais completas e didáticas para quem está em dúvida sobre a avaliação de um exercício. Depois de enviar a resolução de uma tarefa, o botão aparece logo acima do ícone “Continuar”.

Ao tocar nele, você é direcionado para uma tela que disseca a resposta fornecida e explica exatamente a regra gramatical a ser utilizada ou analisa qual foi o erro cometido. Dessa forma, você não fica sabendo apenas se errou algo e qual a resposta certa, mas também o caminho percorrido no raciocínio.

A função que explica exercícios certos ou errados já está disponível. (Imagem: Divulgação/Duolingo)

A ferramenta de “feedback personalizado e em tempo real” está liberada para usuários que utilizam o Duolingo nos aplicativos para Android e iOS. Anteriormente, ele era restrito aos assinantes do Duolingo Max, que é a modalidade de assinatura mais cara do serviço.

Duolingo investiu pesado em IA

O recurso adicionado para todos os usuários é mais uma entre as novidades do Duolingo que utiliza a IA para expandir o acesso a certas funcionalidades no aplicativo.

  • Em 2025, ele lançou 148 novos cursos de idiomas de uma só vez em abril por causa do uso de tecnologias generativas, enquanto no ano anterior o destaque foram as chamadas telefônicas para treinar conversação.
  • Porém, a companhia também foi duramente criticada por se considerar um negócio mais focado em IA, a ponto de falar que poderia substituir funcionários humanos em alguns departamentos.
  • Além disso, o serviço agora tem uma concorrência crescente em outras áreas, como uma nova função em fase de implementação no Google Tradutor e a popularização de chabots de IA para lidar com idiomas.

Quer continuar informado sobre o mercado e as polêmicas por trás da IA? Confira a seção especial sobre o tema no TecMundo!



Fonte ==> TecMundo

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *