27 de janeiro de 2026

Volvo comemora recorde de vendas e define lançamentos – 26/01/2026 – Eduardo Sodré

Volvo comemora recorde de vendas e define lançamentos - 26/01/2026 - Eduardo Sodré

A Volvo comercializou 9.721 carros no Brasil em 2025. É o melhor resultado da empresa desde a estreia da divisão de automóveis no Brasil, no início de 1991. A marca foi uma das primeiras a chegar oficialmente ao país após a reabertura do mercado, seguindo fiel ao modelo de importação.

Marcelo Godoy, presidente da montadora no Brasil, diz que não há planos de produção local –apesar de a chinesa Geely, dona da fabricante sueca, ter confirmado investimentos para a futura montagem nacional em parceria com a Renault.

O executivo afirma que as operações são completamente independentes, em um modelo comum a outros grandes conglomerados industriais, como o grupo Chery. No caso da Volvo, os veículos que chegam ao Brasil vêm da Suécia, da China, da Bélgica e dos Estados Unidos.

Para justificar a montagem nacional, a empresa calcula seria necessário alcançar um volume de produção próximo a 20 mil unidades por ano, número que seria somado aos modelos que continuariam sendo importados. Ainda não há mercado para tanto, apesar do bom resultado de 2025.

O destaque do ano foi a reação do elétrico EX30, que teve 3.508 unidades comercializadas. O modelo, que foi lançado em junho de 2024, demorou a decolar em vendas e exigiu uma ampla revisão de estratégia. “Vínhamos em um crescimento de startup, o negócio estava bem, mas identificamos a necessidade de mudar processos internos”, afirma Godoy.

Uma dessas mudanças passou pela valorização dos vendedores. As concessionárias Volvo estavam perdendo profissionais para as novas revendas chinesas, sendo preciso reverter esse processo.

Hoje, a marca sueca não compete apenas com as alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz, mas também desafia BYD, GWM e a própria Geely com seus carros elétricos. O EX30, por exemplo, custa a partir de R$ 229.950.

Para tentar manter o crescimento, a Volvo prepara seus lançamentos para 2026. Os modelos a bateria estarão novamente em destaque no ano em que sua divisão de automóveis completa 25 anos de atuação no Brasil.

O EX60, que foi apresentado em Estocolmo na última semana, será a principal novidade e deve estrear no segundo semestre. De acordo com os dados divulgados pela fabricante, o carro é capaz de rodar até 810 quilômetros com uma carga completa.

O sedã ES90 também está a caminho do Brasil. Seu alcance é estimado em 700 km, enquanto a potência ultrapassa os 600 cv. O lançamento também deve ocorrer na segunda metade deste ano.

Antes chega uma nova versão do EX30. Chamada Twin Motor (em referência aos motores instalados na frente e atrás), a nova opção tem 428 cv e vai estar disponível na rede concessionária nos próximos dias.



Fonte ==> Folha SP

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *