5 de fevereiro de 2026

Programa fortalece fornecedores locais e amplia acesso de pequenos negócios da região de Alumínio a grandes empresas | ASN São Paulo

Programa fortalece fornecedores locais e amplia acesso de pequenos negócios da região de Alumínio a grandes empresas | ASN São Paulo

O programa tem como objetivo fortalecer a competitividade dos pequenos negócios, aprimorar a gestão empresarial e ampliar o acesso a oportunidades de mercado, especialmente junto à CBA e a outras grandes empresas. A iniciativa contempla empreendedores dos municípios de Alumínio, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Porto Feliz, Salto de Pirapora e Votorantim.

Segundo Martins, fortalecer fornecedores locais gera ganhos de competitividade, eficiência logística e desenvolvimento sustentável. “O empreendedor precisa estar conectado ao mercado, a outros empresários e a oportunidades como essa. É assim que se constrói um ecossistema forte”, completou.

A gerente de Suprimentos da CBA, Rosana Augusto Andreosi, ressaltou que o projeto integra o Programa de Suprimento Sustentável da companhia. “Nosso objetivo é desenvolver fornecedores locais para que estejam preparados não apenas para atender à CBA, mas também outras empresas da região, promovendo o fortalecimento da economia e das comunidades onde atuam”, explicou.

Já o gerente geral de Sustentabilidade, Segurança e Meio Ambiente da CBA, Leandro Campos de Faria, destacou que a iniciativa faz parte da estratégia ESG da empresa. “Esse programa só faz sentido se gerar valor compartilhado. Os protagonistas dessa trajetória são os empreendedores. O desenvolvimento de fornecedores locais está inserido em uma estratégia estruturada, de longo prazo, voltada à geração de impacto positivo nas regiões onde a CBA atua”, afirmou.

Metodologia e trilha de desenvolvimento 

Após o período de inscrições, até o final de fevereiro, serão selecionadas inicialmente 45 empresas para a primeira etapa, que inclui cerca de seis horas de diagnóstico empresarial, com análise do grau de maturidade dos negócios e elaboração de um plano de ação personalizado. A partir dessa fase, 30 empresas seguirão até o final da jornada.

A trilha inclui: 

“O investimento financeiro é 100% subsidiado. A contrapartida que pedimos é o comprometimento, o engajamento e a aplicação prática dos aprendizados. É isso que gera resultado”, explicou Alessandra.

Critérios de participação 



Fonte ==> Sebrae

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *