O Brasil de Fato lançou nesta quinta-feira (12) a plataforma “Lugar de Memória – Observatório Cultural”, dedicada à difusão da memória e das expressões culturais do centro da cidade de São Paulo (SP). A página reúne conteúdos que destacam as dinâmicas sociais, culturais e simbólicas da região.
A proposta é mapear e registrar o patrimônio cultural material e imaterial do território, reunindo informações, análises e registros sobre o centro paulistano, que é frequentemente retratado de forma negativa e estigmatizada.
O observatório busca evidenciar a intensa produção cultural, diversidade artística e processos contínuos de construção coletiva que pulsam na região.
O projeto está estruturado em três eixos: patrimônio, identidade e memória. A partir dessas propostas, o público terá acesso a conteúdos atualizados semanalmente e em diferentes formatos, como reportagens, entrevistas, programações culturais e registros audiovisuais. O material compõe um acervo que acompanha as transformações urbanas e as dinâmicas sociais e culturais do território.
“A cultura é um eixo central na construção da identidade coletiva e da memória social. Com o Observatório, o Brasil de Fato pretende aprofundar a investigação sobre o patrimônio e as manifestações culturais do centro de São Paulo e traduzir esse conhecimento em informação acessível”, afirma a diretora-executiva do Brasil de Fato, Nina Fideles.
A jornalista ressalta que, com a plataforma, o jornalismo cumpre seu papel de “valorizar a cultura como dimensão política da vida humana” e contribui para a “formação de consciências” e para uma leitura crítica da realidade.

Mapa interativo
Entre os destaques do projeto está uma cartografia cultural da região, representada por um mapa interativo que reúne espaços, programações e atividades artísticas e culturais do centro de São Paulo.
Além de equipamentos tradicionais, como museus, teatros, centros culturais e praças históricas, a plataforma traz também manifestações artísticas e iniciativas independentes, como coletivos, rodas de samba, slams, grafites e grupos de teatro e música.
O projeto busca aproximar o público dos personagens e das iniciativas que constroem diariamente a vida cultural da região, reforçando o direito à cidade e ao acesso democrático à cultura como instrumentos de encontro, memória e transformação social.
O Lugar de Memória – Observatório Cultural é uma produção do CPMídias (Centro Popular de Mídias) e do Brasil de Fato, com realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Fonte ==> Brasil de Fato


