20 de abril de 2025

A nova investida da Siemens em tecnologia para competitividade – Fora da Faria – CartaCapital

A nova investida da Siemens em tecnologia para competitividade – Fora da Faria – CartaCapital

A Siemens anunciou recentemente a aquisição da Mendix, que atua na simplificação de criação de aplicações em tecnologia. Como resultado, profissionais sem formação técnica poderão desenvolver soluções personalizadas de forma mais ágil, potencializando negócios e ganho de competitividade.

Nesta edição do Fora da Faria, entrevistamos Daniel Scuzzarello, CEO da Siemens Digital Industries Software para América do Sul, e Raymond Kok, CEO da Mendix, para entender como a tecnologia das duas empresas pode ajudar indústrias sul-americanas.

Fora da Faria: Um dilema para as empresas na América do Sul é aumentar a competitividade para disputar o mercado global. Como a Siemens e a Mendix podem ajudar a alcançar esse objetivo?

Raymond Kok: Competir na economia global atual se resume a dois pontos: ter o melhor produto e lançá-lo rapidamente, no momento certo. A Siemens Digital Industries se dedica a viabilizar ambos com um portfólio de software industrial que permite que as empresas de manufatura projetem digitalmente seus produtos e validem seu desempenho conforme as especificações. Isso possibilita a criação de um “gêmeo digital” do item que será lançado no mercado.  Podemos planejar a manufatura e levar esse planejamento à execução.

Atualmente, não há engenheiros de software suficientes na América do Sul para atender à crescente demanda por digitalização. A Mendix atende a uma necessidade crítica ao oferecer uma plataforma que permite que as áreas de negócio participem do desenvolvimento de aplicações e colaborem de maneira mais eficiente com a equipe de TI.

Daniel Scuzzarello: A Siemens e a Mendix aumentam a competitividade das empresas sul-americanas por meio da digitalização e inovação. A Siemens Digital Industries Software oferece soluções que permitem às empresas transformar suas operações, tornando-as mais ágeis e eficientes e fundamentalmente cuidando dos dados que são a base da inteligência artificial industrial. A Mendix, plataforma de desenvolvimento low-code da Siemens, possibilita a criação rápida de aplicativos personalizados, atendendo às necessidades específicas de cada negócio. Essa combinação permite que as empresas sul-americanas adotem tecnologias avançadas sem a necessidade de investimentos massivos em infraestrutura ou longos ciclos de desenvolvimento, promovendo uma cultura de inovação contínua e adaptabilidade no mercado global.

FF: Onde a tecnologia da Siemens já está presente, em quais segmentos e com quais resultados?

DS: As tecnologias da Siemens estão presentes em diversos segmentos no Brasil, incluindo manufatura, energia, transporte e infraestrutura. Empresas líderes nesses setores utilizam nossas soluções para otimizar processos, aumentar a eficiência e promover a sustentabilidade. Por exemplo, na indústria de manufatura, nossas ferramentas de automação e digitalização permitem a implementação de fábricas inteligentes, resultando em maior produtividade e redução de custos operacionais. Além disso, a integração de tecnologias como IoT e análise de dados avançada tem permitido às empresas brasileiras melhorar a tomada de decisões e oferecer produtos e serviços de maior valor agregado.

FF: Qual é a perspectiva de negócios para o próximo período no Brasil?

RK: O Brasil é o segundo maior foco da Mendix, depois dos Estados Unidos. Estamos dedicando nossos esforços principalmente à expansão da nossa presença em bancos, varejistas, seguradoras e no governo brasileiro. Estamos ampliando significativamente nossos investimentos no Brasil, tanto diretamente quanto por meio do nosso ecossistema de parceiros, incluindo os de soluções low-code, como a TrueChange. O déficit de profissionais de TI também está presente no Brasil, e, por isso, esperamos um crescimento acelerado do nosso negócio nos próximos três anos. No entanto, talvez ainda mais importante seja o impacto que podemos gerar para as principais empresas da América do Sul e do Brasil. Acreditamos fortemente que, com a Mendix, podemos aumentar a competitividade por meio da aceleração da transformação digital e impulsionar a modernização de softwares legados.

DS: As perspectivas de negócios para o próximo período no Brasil são promissoras, apesar dos desafios macroeconômicos. O país tem demonstrado sinais de recuperação econômica, com o PIB crescendo 0,9% no terceiro trimestre de 2024, impulsionado pelos setores de serviços e indústria. Projeções indicam um crescimento econômico entre 2% e 2,5% para 2025. Nesse contexto, a Siemens Digital Industries Software está comprometida em apoiar as empresas brasileiras na jornada de transformação digital, fornecendo soluções que aumentem a competitividade e promovam a sustentabilidade. Acreditamos que, por meio de uma liderança consciente e colaborativa, é possível enfrentar os desafios econômicos e impulsionar o crescimento sustentável no país.



Fonte ==> Casa Branca

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *