Nesta quarta-feira (12), as “cidades-irmãs” Recife e Olinda celebram seus aniversários. Enquanto a capital comemora seus 488 anos, a Marim dos Caetés é um pouco mais velha, com 490 anos de fundação. Quem trabalha em Olinda pode curtir o feriado e participar das celebrações com blocos de Carnaval nas ruas, enquanto quem vive no Recife tem uma quarta-feira “comum”.
Olinda com festa de rua
No Sítio Histórico de Olinda as comemorações começam cedo e seguem até a noite. A primeira celebração é às 9h, com uma missa na Catedral do Alto da Sé. No Bonsucesso, das 9h às 16h, o segundo olindense mais famoso do mundo, o Homem da Meia-Noite, estará à disposição para fotos – mas não promete autógrafos ou entrevistas.
A tarde é de festa de rua na Cidade Alta, com o Menino da Tarde saindo às 15h, do Largo da Guadalupe, e encontrando a tradicional Pitombeira dos Quatro Cantos às 16h. Pouco depois, às 17h, as rabecas da Família Salustiano começam a tocar no Bonsucesso, saindo em cortejo pelo Sítio Histórico.
Professor propõe método para estimular todos os corpos a caírem no frevo
Um palco em frente à prefeitura terá programação de shows a partir das 17h30, com Zuza Miranda e Thaís, Mestra Ana Lúcia do Coco, Gangga Barreto, a Orquestra de Bolso e as Sambadeiras. Uma pausa acontece às 18h30 para a queima de fogos de artifício e o corte do bolo de aniversário. A poucos metros da festa, no Mosteiro de São Bento, acontece o lançamento do documentário Olinda Sacra, às 18h.

Recife sem feriado
A agenda do prefeito João Campos (PSB) começa com a entrega de uma creche na Mustardinha e a assinatura de uma ordem de serviço para uma obra na Ladeira da Cohab, no Ibura, ambos os bairros na zona sul do Recife.
A comemoração, com os parabéns e o bolo compartilhado com os cidadãos, é às 12h45. O evento é fechado, no Restaurante Popular Naíde Teodósio, no bairro de Santo Amaro. A estimativa é que sejam distribuídas cerca de 1.400 fatias de bolo entre a população em vulnerabilidade atendida pelo restaurante, além de moradores de Santo Amaro, maior bairro popular da capital pernambucana.
Sob as asas do Galo, mães atípicas protestam pelos direitos dos seus filhos: ‘não queremos ser só símbolo, queremos inclusão’
À tarde, no Recife Antigo, a Praça do Arsenal recebe a oficina de dança Frevo Extramuros, promovida pelo museu Paço do Frevo. A professora Patrícia Fernandes ministrará aulas rápidas de frevo às 14h, 14h40, 15h20 e 16h. As atividades são gratuitas.
À noite, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza um concerto gratuito no Teatro Santa Isabel, bairro de Santo Antônio. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente e de maneira antecipada pelo site do teatro (clique aqui) a partir das 10h do dia do evento. Também serão distribuídos ingressos a partir das 19h, na bilheteria do teatro. O concerto público se repete nesta quinta-feira (13).
Fonte ==> Brasil de Fato