14 de outubro de 2025

Apagão atinge ao menos 13 estados e DF após incêndio em subestação no Paraná — Brasil de Fato

Um apagão na madrugada desta terça-feira (14) afetou o Distrito Federal e pelo menos 13 estados em todas as regiões do país. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a falha começou com um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), o que provocou uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN).

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 0h32, houve a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, com impactos nos quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A recomposição foi iniciada nos primeiros minutos, em até 1h30 todas as cargas estavam resolvidas, menos no Sul, onde a normalização terminou por volta de 2h30.

O MME e o ONS marcaram para hoje (14) uma reunião preliminar com os principais agentes para identificar as causas. O ONS também fará a Análise da Perturbação e iniciará o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até sexta-feira (17).

Além do DF, houve registros em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Rondônia. O tempo sem energia variou de 8 minutos a 1 hora, conforme as distribuidoras. Abaixo, os principais relatos:

Rio de Janeiro (Light): cerca de 450 mil pessoas afetados; interrupção de 30 minutos em áreas da Zona Norte, Baixada e Zona Oeste.
Região Metropolitana do Rio (Enel): 277 mil pessoas prejudicadas; corte entre 0h32 e 1h22.
São Paulo (Enel): 937 mil pessoas afetadas; normalização após cerca de 8 minutos.
Amazonas (Amazonas Energia): As cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara foram atingidas; interrupção de 1 hora; restabelecimento às 0h25.
Distrito Federal (Neoenergia Brasília): 8 subestações foram afetadas; 300 mil pessoas afetadas; desligamento entre 0h31 e 1h06.
Goiás (Equatorial): quase 50 municípios atingidos.
Maranhão (Equatorial): restabelecimento às 1h30; a empresa não informou total de afetados.
Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern): 425 mil pessoas afetadas; início da retomada em 4 minutos; conclusão por volta de 1h.
Paraíba (Energisa): ocorrência às 0h31; normalização por volta de 0h40.
Sergipe (Energisa): cerca de 200 mil pessoas afetadas; restabelecimento por volta de 1h11.

Quase todo o Brasil é atendido pelo Sistema Interligado Nacional, que conecta usinas, subestações e redes de transmissão sob coordenação do ONS. Quando há um evento de grande porte, mecanismos automáticos como o ERAC reduzem temporariamente a carga para estabilizar o sistema e permitir a recomposição segura.

Segundo o MME, o tempo total de recomposição nesta ocorrência foi inferior ao de apagões anteriores de porte semelhante. As causas exatas do incêndio na Subestação de Bateias ainda serão apuradas.



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *