Após volta de Trump aos EUA, Israel bombardeia portos no Iêmen

Após volta de Trump aos EUA, Israel bombardeia portos no Iêmen

As Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram ataques aéreos a dois portos controlados pelos terroristas houthis no oeste do Iêmen nesta sexta-feira (16).

Segundo informações do jornal The Times of Israel, as FDI esperaram o fim da viagem ao Oriente Médio do presidente americano, Donald Trump, para realizar a ofensiva, uma resposta a ataques dos houthis com pelo menos sete mísseis e dois drones contra Israel nos últimos dias.

Quinze caças israelenses lançaram cerca de 35 bombas nos portos de Hodeidah e Salif, para os quais as FDI haviam emitido alertas de evacuação no início da semana, além do porto de Ras Isa, que não foi bombardeado.

“Esses portos são usados ​​para a transferência de armas e são outro exemplo da exploração cínica da infraestrutura civil pelo regime terrorista houthi para promover o terror”, disseram as FDI em comunicado.

No último dia 6, as forças de Israel realizaram bombardeios contra o aeroporto internacional de Sanaa, capital do Iêmen, alegando que o terminal era usado pelos houthis. A ação foi uma resposta a um ataque dos terroristas iemenitas ao aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, dois dias antes.

Na semana passada, Trump disse que havia chegado a um acordo com os houthis para que estes interrompessem os ataques a navios americanos militares e comerciais no Oriente Médio, que vinham ocorrendo desde os atentados do grupo terrorista Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.

Os terroristas do Iêmen também visam embarcações israelenses e de aliados destes, além de alvos no território de Israel.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não gostou do acordo de Trump com os houthis e disse que, se necessário, seu país lutará “sozinho” contra os terroristas do Iêmen.



Fonte ==> Gazeta do Povo e Notícias ao Minuto

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *