As Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram ataques aéreos a dois portos controlados pelos terroristas houthis no oeste do Iêmen nesta sexta-feira (16).
Segundo informações do jornal The Times of Israel, as FDI esperaram o fim da viagem ao Oriente Médio do presidente americano, Donald Trump, para realizar a ofensiva, uma resposta a ataques dos houthis com pelo menos sete mísseis e dois drones contra Israel nos últimos dias.
Quinze caças israelenses lançaram cerca de 35 bombas nos portos de Hodeidah e Salif, para os quais as FDI haviam emitido alertas de evacuação no início da semana, além do porto de Ras Isa, que não foi bombardeado.
“Esses portos são usados para a transferência de armas e são outro exemplo da exploração cínica da infraestrutura civil pelo regime terrorista houthi para promover o terror”, disseram as FDI em comunicado.
No último dia 6, as forças de Israel realizaram bombardeios contra o aeroporto internacional de Sanaa, capital do Iêmen, alegando que o terminal era usado pelos houthis. A ação foi uma resposta a um ataque dos terroristas iemenitas ao aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, dois dias antes.
Na semana passada, Trump disse que havia chegado a um acordo com os houthis para que estes interrompessem os ataques a navios americanos militares e comerciais no Oriente Médio, que vinham ocorrendo desde os atentados do grupo terrorista Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.
Os terroristas do Iêmen também visam embarcações israelenses e de aliados destes, além de alvos no território de Israel.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não gostou do acordo de Trump com os houthis e disse que, se necessário, seu país lutará “sozinho” contra os terroristas do Iêmen.
Fonte ==> Gazeta do Povo e Notícias ao Minuto