Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) mostra que os brasileiros avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu fortalecido após encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU na semana passada.
Segundo a Quaest, 49% dos brasileiros avaliam que Lula saiu mais forte após encontro com Trump na ONU; 27% acham que saiu mais fraco. No evento, o presidente estadunidense relatou ter se encontrado rapidamente com Lula e o elogiou, indicando uma conversa entre os dois, que ocorreu nesta terça-feira (7), por telefone. A pesquisa foi feita antes desta ligação ser divulgada. Na conversa, os presidentes tiveram um diálogo sem hostilidades.
Os dados gerais da pesquisa mostram nova melhora na aprovação do governo, empatando tecnicamente com a desaprovação. Neste levantamento, 49% dos brasileiros desaprovam a gestão petista, enquanto 48% aprovam. Em setembro, os índices eram de 51% e 46%, respectivamente.
No início do ano, 49% desaprovavam Lula e 47% aprovavam. Já o maior índice de desaprovação foi registado em maio, quando a avaliação negativa chegou a 57% e a positiva estava em 40%.
O número atual é o melhor resultado desde janeiro deste ano e marca a quarta alta consecutiva da aprovação da gestão do petista, que desde julho apresenta crescimento.
Ponto a ponto
A Quaest também ouviu a opinião dos brasileiros sobre a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil: 79% são a favor da medida proposta pelo governo Lula e aprovada na última semana pela Câmara Federal.
A pesquisa mostra ainda melhora na aprovação de Lula em grupos específicos. Depois de um empate na pesquisa anterior, as mulheres voltaram a ter maior aprovação do que desaprovação ao governo Lula: 52% a 45%, respectivamente.
Nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, a aprovação de Lula melhorou. Somente no Nordeste, porém, a aprovação supera a desaprovação: 60% a 40%, respectivamente. Já no conjunto das regiões Centro-Oeste/Norte houve piora na avaliação.
Nas diferentes faixas etárias, Lula segue sendo mais desaprovado entre os mais jovens, de 16 a 34 anos: 54% desaprovam, contra 43% que aprovam. Dentre as pessoas de 35 a 59 anos houve uma inversão nos dados em relação à pesquisa anterior, com 51% aprovando e 46% desaprovando a gestão, no levantamento atual. Entre as pessoas com 60 anos ou mais, Lula segue com vantagem na aprovação.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro, logo em seguida à aprovação do projeto do governo Lula de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Fonte ==> Brasil de Fato