26 de novembro de 2025

Armazém do Campo promove encontro de solidariedade à Palestina nesta quinta-feira (27) no Rio

O Armazém do Campo do Rio de Janeiro realiza nesta quinta-feira (27), a partir das 18h, um evento de Solidariedade ao Povo Palestino, comemorado internacionalmente em 29 de novembro. A data marca o dia da decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de dividir a Palestina em dois estados. A decisão aprovada em Assembleia que tinha o brasileiro Oswaldo Aranha como presidente levou a criação do estado de Israel em 14 de maio de 1948 e à Nakba, ou tragédia, para o povo árabe. A partir deste ano houve uma expulsão de 750 mil palestinos de suas terras e deu início ao conflito árabe-israelense.

O encontro terá a presença de Nico Calabrese, educador da Rede Emancipa e participante da Flotilha Global Samud – GFS e Renata Menezes, integrante do coletivo de Juventude do MST. Calabrese voltou recentemente de uma tentativa de furar o bloqueio de Israel a ajuda humanitária à Gaza, mas que foi interceptada e os membros da Flotilha, que incluía mais de 170, sofreram maus-tratos, foram sequestrados e na sequência deportados no começo de outubro.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

A iniciativa da criação da Flotilha para levar ajuda humanitária à Gaza foi iniciada em 2010. “O principal objetivo é abrir um corredor humanitário a partir da nossa chegada em Gaza para que ONGs, diversos governos, organizações possam realizar a solidariedade ativa com a Palestina sem um bloqueio de Israel. E também para chamar atenção para a interrupção dos bombardeios“, explicou Calabrese ao Brasil de Fato, em entrevista quando estava a bordo.

Dias depois, em 10 de outubro, foi assinado o cessar-fogo entra Israel e Palestina, o que marcou uma breve interrupção dos ataques e as medidas de controle israelenses à Gaza se tornaram mais intensos e frequentes desde o bombardeio realizado pelo Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. Desde então, o cenário do lado palestino é de terra arrasada e com dificuldades para acessar os itens mais básicos como água e comida.

Em carta divulgada em janeiro deste ano, após encontro realizado em Belém (PA), a coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reforçou o internacionalismo e a solidariedade entre os povos como princípios do movimento. “Exercitar o internacionalismo e a solidariedade como princípios, valores e estratégias para construir a luta socialista; de mãos dadas com Cuba, Palestina, Venezuela, Haiti, os povos da África e com a classe trabalhadora do mundo”, escreveram.

Serviço:

Solidariedade entre povos: Terra e luta na Palestina

Quando: Quinta-feira, 27 de novembro
Horário: A partir das 18h
Local: Armazém do Campo – Lapa
Endereço: Avenida Mem de Sá, 135 – Lapa, Rio de Janeiro
Convidados: Renata Menezes (MST) e Nico Calabrese (educador da Rede Emancipa e participante da Flotilha Global Samud – GFS)
Entrada Franca



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *