Depois de ficar famoso ao interpretar um advogado da máfia italiana no k-drama “Vincenzo”, o ator Song Joong-ki agora vive um personagem no outro lado do mundo. Ele é um contrabandista em “Bogotá: A Cidade dos Sonhos Perdidos”, filme lançado nesta semana na Netflix e que está no top dez do Brasil.
No longa, o ator de 39 anos faz o papel de Kook-hee, jovem na faixa dos 20 anos que se muda com os pais para a Colômbia, fugindo da crise financeira asiática de 1997. O plano era ficar no país até conseguir o visto para migrar para os Estados Unidos, mas, assim que eles chegam, um motoqueiro armado leva todas as economias deles.
A família se junta a outros imigrantes coreanos que viraram comerciantes de roupas na capital Bogotá. Os produtos, no entanto, são contrabandeados —a alfândega faz vista grossa ao receber propinas e permite a entrada dos itens sem declarar impostos.
Kook-hee logo entra nesse esquema, com o sonho de enriquecer com a própria loja. A mãe volta a trabalhar como costureira e o pai vira alcoólatra. O protagonista mostra que tem talento para o crime e se envolve numa trama de poder e traição, enquanto coreanos e colombianos brigam para comandar o comércio na região.
O filme, é claro, abraça ideias estereotipadas do país latino-americano, o apresentando como um território mega violento. Os personagens falam um espanhol carregado de sotaque e palavrões.
Siga e curta o K-cultura no Instagram.
Fonte ==> Folha SP