23 de abril de 2025

Brasília sedia mostra de cinema com debates sobre saúde mental e direitos humanos em maio – Brasil de Fato

A 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial Raquel França levará à Capital Federal três dias de cinema, arte e mobilização social em defesa da luta pelo fim dos manicômios. O objetivo do evento é promover, gratuitamente, debates sobre saúde mental, direitos humanos e cuidado em liberdade. A mostra ocorrerá entre os dias 16 e 18 de maio, no Cine Brasília.

O coordenador da mostra, Luiz Alberto de Souza Junior, explica que a ideia surgiu da necessidade de ampliar o debate sobre saúde mental no Distrito Federal, por ser um tema ainda “cercado de estereótipos, compreensões incompletas e equivocadas do que é, de fato, saúde mental”.

Ele também destaca a importância simbólica da mostra ser realizada no Cine Brasília. “Existe uma palavra de ordem na luta antimanicomial: ‘lugar de louco é na rua’. Se é na rua, é no cinema também. O Cine Brasília é um lugar emblemático da cultura da cidade, e a ligação com a arte é um dos eixos principais do cuidado e da reabilitação em saúde mental. Então, o Cine Brasília é o lugar perfeito para amplificarmos esse debate, realizando um trabalho sério e ético de educação popular sobre saúde mental no DF.”

A mostra leva o nome de Raquel França, jovem que morreu, na noite de Natal de 2024, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), localizado em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal. “Chamar a mostra de Raquel França é prestar solidariedade e homenagem a todas essas ‘Raqueis’, a todas essas vidas perdidas. É transformar tragédia em luta. É esperar que Raquel feche o São Vicente”, afirma Souza Júnior.

“A mostra tem esse caráter de educação popular, para mostrarmos que não é apenas possível, é necessário, pensarmos a saúde mental no DF sem o Hospital São Vicente de Paulo. O cuidado deve ser em liberdade, territorializado, comunitário, feito pelos serviços substitutivos, como os Centros de Atenção Psicossocial e Residências Terapêuticas — que, aliás, são apenas duas no DF — e pelos Centros de Convivência, que infelizmente não existem no DF”, ressalta o coordenador da mostra.

A atividade cultural conta com uma curadoria diversa, reunindo filmes de produções nacionais, de Minas Gerais, São Paulo e, com destaque, do próprio Distrito Federal, além de um filme da Alemanha.

“Teremos uma sessão chamada Brasília Antimanicomial, na qual serão exibidos apenas filmes, longas e curtas, produzidos no DF. Também vamos exibir, pela primeira vez no Brasil, o filme alemão SPK, sobre uma experiência de vanguarda antimanicomial na Alemanha dos anos 70.”

O público poderá participar de rodas de conversa sobre saúde mental e cinema, com a presença de diretores, atores e usuários dos serviços de saúde mental.

De acordo com a organização, a expectativa é reunir cerca de 300 pessoas durante os três dias do evento. A Mostra é organizada pelo Fórum Revolucionário Antimanicomial em parceria com o CRP 01/DF, Cia Atravessa a Porta, Bloco do Rivotrio, O Maluco Voador, Inverso Centro de Convivência, Instituto No Setor, Encontro da Arte, Grupo de Saúde Mental e Militância e Ecosol.

Apoie a Mostra

A organização da mostra está arrecadando fundos para viabilizar a organização do evento. Para contribuir é necessário acessar o site da campanha de arrecadação.

Confira a programação

16/05 – sexta-feira

18h30 | Cerimônia de abertura com convidados

19h30 – 22h | Sessão de Abertura: Em nome da Razão de Helvécio Ratton – 24 min

SPK Complex de Gerd Kroske – 111 min

17/05 – sábado

15h – 20h | Feira de Economia Solidária

15h – 16h30 | Debate: Saúde Mental no DF

17h – 18h30 | Sessão Brasília Antimanicomial:

No Rastro das Cargueiras de Carolina Matias – 71 min

De perto quem é Normal do Coletivo Artheria Cultura e Cidadania – 17 min

18h30 – 20h | Roda de conversa: Cinema e Saúde Mental

20h – 21h30 | Sessão Panorama:

Cartas do Cinema de Grupo Centro de Convivência Dona Ivone Lara – 11 min

Linhas da Minha Mão de João Dumans – 80min

18/05 domingo

15h | Sessão Saúde Indígena :

Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos de Rennée Nader Messora e João Salaviza – 113min

17h | Roda de conversa: Saúde Mental e Comunidades Tradicionais

18h | Sessão Brasília Antimanicomial :

CAPSIANOS de Cia Atravessa a Porta – 60 min

Maluco Voador Além do Som de Lucas Moraes – 13 min

19h30 | Cortejo Desalinhos com Bloco do Rivotrio, Maluco Voador e Cia Atravessa a Porta

Serviço

Evento: 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial Raquel França

Data: 16, 17 e 18 de maio de 2025

Local: Cine Brasília – Entrequadra 106/107 Sul

Entrada: Gratuita



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *