17 de agosto de 2025

Cadeia Produtiva Local da Agroindústria de Santa Rita do Passa Quatro é reconhecida pelo Programa SP Produz | ASN São Paulo

Cadeia Produtiva Local da Agroindústria de Santa Rita do Passa Quatro é reconhecida pelo Programa SP Produz | ASN São Paulo

Santa Rita do Passa Quatro teve CPL da Agroindústria reconhecida (Foto: Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro)

Esta é a primeira etapa do processo de reconhecimento das CPLs no Estado de São Paulo. O programa tem como objetivo oferecer melhorias por meio de orientação técnica, mentoria, fomento e outras formas de suporte por parte do Governo do Estado.

Entre os pontos positivos da CPL da Agroindústria, apontados no edital, estão produtos e serviços bem caracterizados, com diferenciais competitivos vinculados à identidade territorial, sustentabilidade e inovação, articulados a estratégias de comercialização e presença digital. O plano de expansão foi outro ponto destacado. “O planejamento de expansão e inovação é estratégico e contempla ações efetivas de P&D em parceria com instituições de ensino e pesquisa. A dimensão socioambiental possui práticas alinhadas aos ODS e aos princípios ESG”, aponta parecer técnico.

A turismóloga Valéria Maria Zerbato, responsável pela elaboração do planejamento estratégico, destaca que o projeto foi construído de forma colaborativa, ouvindo os diferentes setores envolvidos. “Nós nos reunimos para mapear as necessidades e fragilidades do setor que poderiam ser contempladas no edital. Ouvimos o Sindicato Rural, que lidera a iniciativa, e articulamos encontros com representantes da governança e do empresariado local para construir um planejamento que representasse toda a cadeia”, explica.

Para Valéria, o reconhecimento da CPL representa mais do que recursos: é a valorização de um território em desenvolvimento. “Já temos o reconhecimento da CPL do Turismo, agora conquistamos a da Agroindústria. Isso mostra que Santa Rita está avançando, que tem empresas fortes, mão de obra qualificada e infraestrutura para crescer. Só com a primeira CPL já conquistamos R$ 250 mil e implantamos a Casa do Doce e a Vila Artesanal — espaços que nasceram de demandas reais dos produtores locais. Agora, com a CPL da Agroindústria, esperamos expandir ainda mais o impacto positivo na cidade, especialmente para quem trabalha com doces artesanais, que são um símbolo de Santa Rita do Passa Quatro.”

Próxima etapa
Ainda no segundo semestre, as CPLs serão classificadas em diferentes níveis de maturidade, que vão desde aglomerados produtivos em estágio inicial até cadeias maduras. Elas são compostas por micro, pequenas e médias empresas que cooperam entre si, conquistando acesso a novos mercados, apoio de entidades públicas e privadas, além de ampliar a competitividade e a qualificação dos colaboradores.



Fonte ==> Sebrae

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *