23 de abril de 2025

Caixa Cultural promove oficinas gratuitas sobre tradições de canto popular afro-indígenas, no Recife (PE) – Brasil de Fato

Começa nesta sexta-feira (4) e segue até a terça-feira (8) uma série de atividades do projeto Voz-Tambor: escuta e imaginação, conduzido pela cantora e pesquisadora Fabiana Cozza, na Caixa Cultural Recife. O objetivo é, através de oficinas, seminários e um workshop, promover uma imersão em práticas de canto popular de tradições afro-diaspóricas e indígenas. As atividades são presenciais e têm participação gratuita.

Voltada para artistas, pesquisadores, educadores, estudantes, pessoas de comunidades indígenas ou negras e demais interessados nas raízes culturais brasileiras, o projeto tem uma agenda de três dias de oficina (de 4 a 6 de abril), somando 9 horas de atividades. As aulas acontecem nesta sexta (a partir das 17h), sábado e domingo (a partir das 10h30). Foram disponibilizadas 20 vagas para artistas que utilizam o canto como ferramenta de trabalho.

Curso gratuito para profissionais do audiovisual recebe inscrições até esta sexta-feira (4)

Recife realiza escuta da população LGBT para elaboração e adequação de políticas públicas; saiba como participar

Na terça-feira (8) é a vez do workshop das 14h às 17h, sem necessidade de prévia inscrição. E à noite, das 18h30 às 21h30, a Caixa Cultural sedia o seminário Vocalidades Afro-diaspóritcas e Indígenas, facilitado por Fabiana Cozza, pela cantora e pesquisadora Ilessi Souza da Silva e pelo poeta e performer Ermi Panzo. O debate abordará temas como a existência, os laços afetivos e a representação do real por meio da voz, promovendo mesas-redondas e bate-papos interativos.

O projeto busca ampliar o acesso ao conhecimento e fomentar o diálogo sobre vocalidades e suas dimensões culturais. Os seminários contam com interpretação em Libras e metade das vagas das oficinas é destinada a pessoas negras e indígenas. A Voz-Tambor integra a programação de comemoração dos 45 anos da Caixa Cultural e dos 13 anos da unidade no Recife.



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *