Empresas abertas por mulheres passam a contar com 100% de garantia em operações de crédito realizadas por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), mantido pelo Sebrae. A medida será aplicada dentro da Caravana Sebrae Delas, que terá início nesta quinta-feira (27), às 17h, com a primeira operação oficial da linha Fampe Mulheres, realizada pela Sicredi Campo Grande.
O Fampe, que completa 30 anos em 2025, já garantiu mais de 636 mil operações desde sua criação. O volume total de crédito concedido ultrapassa R$ 34,7 bilhões, com R$ 25,4 bilhões em garantias. Tradicionalmente, o fundo cobre até 80% das operações, mas, no caso de empresas criadas por mulheres, o aval passará a ser integral.
Segundo Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, a iniciativa busca ampliar as condições de acesso ao crédito. A proposta é fortalecer a presença de mulheres no empreendedorismo ao oferecer condições mais competitivas nas operações financeiras.
De acordo com Thalita Guimarães, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Campo Grande, a garantia oferecida pelo Fampe contribui para reduzir barreiras no acesso ao crédito. Ela explica que o recurso vem da própria instituição financeira, mas a garantia do Sebrae cobre eventuais inadimplências, o que diminui os riscos e amplia a oferta.
Além disso, Thalita afirma que, ao calcular o custo da operação, bancos levam em conta as garantias apresentadas e as taxas de juros. Quando há cobertura por um fundo garantidor como o Fampe, o crédito tende a ser mais acessível. Por isso, ela avalia que a parceria entre Sebrae e instituições financeiras pode estimular a gestão e o crescimento das micro e pequenas empresas lideradas por mulheres.
Outro ponto destacado é que, ao acessar uma linha com garantia do Fampe, o banco passa a intermediar o contato da empresária com o Sebrae, caso ainda não exista. Assim, há possibilidade de participação em capacitações de gestão e consultorias.
A Caravana Sebrae Delas foi lançada durante o evento Delas Day e vai percorrer o Brasil entre 2025 e 2026. Em cada cidade visitada, o Sebrae oferecerá palestras, treinamentos, rodadas de negócios e atendimento com agentes bancários. Em Campo Grande, participam da iniciativa cinco instituições financeiras que operam com o Fampe: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Sicredi e Cresol.
O programa Sebrae Delas tem como foco incentivar mulheres que já empreendem ou que desejam começar um negócio. A iniciativa oferece orientação e apoio para ajudar essas empresárias a aumentar vendas, ampliar lucros, conquistar novos clientes e fechar contratos.
Fonte ==> Casa Branca