24 de outubro de 2025

Ceilândia (DF) recebe carreta de atendimento especializado em saúde da mulher — Brasil de Fato

A partir desta sexta-feira (24), a população de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, poderá receber atendimento na carreta do Ministério da Saúde, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce de câncer. A iniciativa faz parte do programa do governo federal Agora Tem Especialista e ficará disponível na região durante um mês. 

Durante os dias, serão ofertados procedimentos para prevenção e diagnóstico de câncer de mama como mamografia e ultrassonografia mamária, além de biópsia de nódulo de mama. Para rastreamento de câncer de colo do útero, as unidades contam com colposcopia, biópsias e procedimentos terapêuticos. Para a saúde ginecológica de modo geral, as pacientes terão à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica. 

A estimativa é que ao longo dos 30 dias, ao menos 600 mulheres sejam atendidas na carreta da saúde da mulher. O calendário de atendimento em outras regiões administrativas ainda está em definição pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Distrito Federal (GDF). 

Os agendamentos das pacientes na unidade móvel serão realizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, observando os critérios definidos em suas centrais de regulação. Em resumo, seguindo a fila de espera para atendimento no sistema de saúde já existente no DF.

Atendimento especializado

A unidade que chegou à Ceilândia faz parte de uma ação do programa Agora Tem Especialista com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero em homenagem ao Outubro Rosa.

Segundo o ministério, o consultório das carretas conta com ambiente climatizado destinado à realização de atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico, salas de espera equipadas com capacidade para até 60 pessoas sentadas. 

Outras seis regiões em diferentes estados do país também receberam as carretas especializadas em saúde da mulher. Ao todo, são 28 funcionando a nível nacional. Devem ser assistidos mais de 42,5 mil pacientes. Os médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado estarão no local para realizar cerca de 130 mil procedimentos neste período.

:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *