Com previsão de chuva excepcional neste final de semana, a cidade do Rio poderá ultrapassar a média esperada para todo o mês de abril em apenas três dias. Na manhã desta sexta-feira (4), o município entrou no segundo estágio de atenção, em uma escala de cinco, devido ao registro de chuva forte.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), foi às redes sociais alertar os cariocas sobre a previsão. “Tem chuva mais intensa, que deve virar a noite toda e deve continuar no sábado, só no domingo que isso deve começar a melhorar um pouco. Uma característica dessa chuva é o que chamam de acumulado. Esse acumulado provoca algumas consequências, o nível dos rios sobe, há risco de alagamento. E tem também as áreas de encosta encharcada que aumenta o risco de deslizamento”, disse no vídeo.
Entre o final da manhã de sexta-feira e a manhã de sábado (5), a previsão indica que haverá chuva moderada a muito forte, acompanhada de raios e rajadas de vento moderadas a fortes.
Segundo a Climatempo, o “volume excepcional” de chuva esperado apresenta potencial para transtornos na cidade, podendo causar enchentes, enxurradas, alagamentos das vias urbanas, transbordamento de rios e risco de deslizamentos nas áreas de encosta.
“Muito cuidado pessoal nas comunidades, atenção com as sirenes. Vai voltar a chover mais. Agora melhora um pouco, mas não acha que passou. À tarde é provável que volte. É óbvio que todos nós aqui torcemos, rezamos, oramos, para que a chuva não venha, para que as previsões não se confirmem, mas a gente tem que estar sempre preparado para que elas possam de fato acontecer”, completou Paes.
Plano de prevenção
Ao lado de Paes no vídeo, a meteorologista do Centro de Operações Rio (COR) Mayara Villela disse que a chuva pode vir acompanhada de ventos mais intensos durante a tarde.
“Espera-se que para o período da tarde a chuva intensifique novamente na cidade, com ventos mais intensos. No período da noite a gente vai ter a ocorrência dessa ressaca na cidade, então atenção”, disse a especialista.
A prefeitura elaborou um plano de prevenção para o período desta sexta-feira (4) até domingo (6), quando são esperados os maiores acumulados de chuva. São esperados 120mm nos três dias.
O efetivo nas ruas será ampliado para atuar na desobstrução de galerias e ramais pluviais e auxiliar no escoamento da água. 100 trabalhadores estarão de prontidão para atender emergências, segundo a prefeitura. A Secretaria de Conservação mapeou cerca de 270 ralos, que apresentaram dificuldade extra na limpeza.
A Comlurb e a Guarda Municipal também mobilizaram equipes para atuar em situações emergenciais.
Até o momento, não houve o acionamento de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Cariocas receberam um SMS da Defesa Civil municipal na madrugada desta sexta-feira (4) com a previsão de chuva forte, vento e raios ao longo do dia.
Fonte ==> Brasil de Fato