Uma coletânea de frases da obra de Clarice Lispector inspira a atriz Tuca Moraes no espetáculo solo Palavras, da companhia de teatro Ensaio Aberto. A curta temporada chega a sua última apresentação no Armazém da Utopia, zona portuária do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (24).
Ao Brasil de Fato, Tuca Moraes afirmou que o legado de Clarice é ser uma “mulher absolutamente à frente do seu tempo”. Nesse sentido, o espetáculo é uma nova “experimentação” a partir da sua obra. A atriz se deixa conduzir pelo pulsar de palavras, de frases, de memórias, de sentimentos, pensamentos, acumulados em camadas como num espiral.
“A maior parte do espetáculo é um fluxo do inconsciente que eu deixo jorrar a partir do que eu vejo e sinto com os espectadores daquele encontro presente. Então, não tem nenhum espetáculo igual ao outro. As frases vêm nessa costura desse fluxo do inconsciente, mas elas mudam todo o espetáculo, nunca são as mesmas. É um espetáculo único a cada dia, verdadeiramente”, afirma Moraes.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
Cada encontro com o público torna o espetáculo um experimento único tendo a literatura como ponto de partida. Enquanto isso, o diretor Luiz Fernando Lobo faz intervenções de som e luz que provocam a atriz em cena.
Esse é o segundo trabalho solo de Tuca Moraes, dirigido por Lobo. O primeiro foi Estação Terminal, baseado no diário de Lima Barreto, que estreou em Londres e fez uma longa temporada no Brasil como parte do repertório da Ensaio Aberto.
O espetáculo Palavras tem patrocínio da MRS Logística a partir da Lei Rouanet; da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura; Lei do ISS da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro; da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal do Ministério da Cultura.
A Ensaio Aberto tem como prática a democratização de acesso aos bens culturais produzidos pela companhia, viabilizando gratuidade para no mínimo 400 espectadores, prioritariamente estudantes da rede pública de ensino. Em 2025 a Shell é a patrocinadora master da iniciativa. O espetáculo Palavras também conta com emenda parlamentar da deputada estadual Renata Souza (Psol).
Serviço
Última sessão do espetáculo Palavras
Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia entrada) | Via Sympla neste link
Quinta-feira (24), às 19h
Armazém da Utopia – Sala Sérgio Britto (Orla Conde – Armazém 6 – Cais do Porto, Rio de Janeiro) – Em frente ao VLT Utopia Aquário
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 40 lugares
Duração: 60 minutos
Abertura da casa 1h antes do início do espetáculo
O Armazém da Utopia tem acessibilidade arquitetônica
Fonte ==> Brasil de Fato