Clubes das Séries A e B decidem não participar de eleição da CBF: 'Discordarmos do processo vigente', diz nota


Insatisfeitos com sistema eleitoral, 20 deles vão se ausentar do pleito como forma de protesto Um grupo de 20 clubes das Séries A e B publicou, na noite da última quarta-feira, uma nota dizendo que seus representantes não comparecerão à eleição da CBF. Os clubes exigem “democracia, transparência e representatividade” e afirmam discordar do processo vigente.
Seguem os clubes: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.
Samir Xaud, 41 anos, será o único candidato para substituir Ednaldo Rodrigues na CBF. Com 25 federações — apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram — e dez clubes, o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol conseguiu inviabilizar o concorrente Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha apoio de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações. O candidato precisa atender, no mínimo, oito federações para inscrever a chapa.
A eleição da CBF será neste domingo, às 10h30, na própria sede da entidade. Para não prejudicar os clubes que estarão disputando partidas do Campeonato Brasileiro, o voto remoto será permitido. Samir Xaud assumirá mandato de quatro anos (2025 a 2029).
Veja nota dos clubes
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
“O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”



Fonte ==> Folha SP e Globo

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *