28 de agosto de 2025

Da sala de aula ao campo: conheça a história da produtora rural Léia Rodrigues | ASN São Paulo

Da sala de aula ao campo: conheça a história da produtora rural Léia Rodrigues | ASN São Paulo

Léia Rodrigues, da Eco Uniflora

Formada em Letras, Léia Rodrigues atuou por mais de 20 anos na área de educação até que problemas de saúde a levaram a repensar sobre sua vida profissional. Seguindo uma recomendação médica, ela escolheu uma nova carreira que contemplasse algo que gostava de fazer. Foi assim que, movida pela sua paixão pelo contato com a natureza, criou a Eco Uniflora, empresa focada em paisagismo sustentável, reflorestamento, projetos ambientais e parcerias em projetos públicos e privados, localizada em Itapecerica da Serra.

Veja o vídeo completo aqui

Fundada em 2009, a Eco Uniflora era focada em paisagismo e jardinagem. Aos poucos, Léia foi incorporando novos serviços e hoje integra arte, sustentabilidade e educação ambiental. Apaixonada por Araucária desde criança, começou a desenvolver projetos para sua preservação e reintrodução em Itapecerica da Serra, onde a mãe e a vó trabalharam na roça. Criou o programa Rota das Araucárias, focado no resgate de memórias e incentivo para que a espécie seja preservada pelas novas gerações. Os avôs de Léia eram semeadores da árvore na região nas décadas de 1960 e 1970. Aproveitando de sua experiência como educadora, ela também incluiu atividades de educação ambiental como horta nas escolas, artesanato sustentável, além da produção e plantio de árvores.

Com o acompanhamento de um Agente Local de Inovação (ALI), ela conseguiu melhorar a organização de seu negócio, definição de personas, desenvolvimento de novos produtos e mais. Para a produtora rural, a participação no programa trouxe novos conhecimentos e a ajudou a lidar com as dificuldades que tinha relacionadas à captação de novos clientes e na utilização das redes sociais para potencializar seu negócio. “Tinha dificuldade em expor minha empresa nas redes sociais. Não entendia a importância. Mas depois de implantar as estratégias que aprendi no ALI Rural, o número de seguidores aumentou e percebi a necessidade de mostrar o trabalho da Eco Uniflora nas redes sociais”, recorda.

Espaço da Eco Uniflora





Fonte ==> Sebrae

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *