30 de abril de 2025

Debate gratuito sobre democracia, ditadura e jornalismo ocorre em Porto Alegre nesta quarta-feira (30) – Brasil de Fato

Democracia, ditadura e jornalismo serão temas de um debate nesta quarta-feira (30), em Porto Alegre, promovido pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A atividade gratuita será no Auditório I da Fabico, às 10h. Na ocasião, o SindJoRS vai lançar mais uma edição do jornal Versão de Jornalistas.

O encontro, chamado Democracia, Ditadura, Jornalismo: ainda estamos aqui, mas eles também, está sendo promovido pelas duas entidades de forma conjunta como parte do encerramento das ações no mês das e dos jornalistas, celebrado em 7 de abril. “O evento busca resgatar a memória jornalística sobre a ditadura militar no Brasil e a importância do jornalismo como resistência e luta pela democracia, colocando, como pano de fundo, o filme premiado Ainda Estou Aqui”, destaca o sindicato. A entidade também fará uma análise voltada às mais recentes tentativas de golpe no Brasil, assim como a atual geopolítica mundial.

Participam da roda de conversa o advogado Antonio Carlos Porto Jr as e os jornalistas Christa Berger, Felipe Moura de Oliveira, Moises Mendes, Pedro Dreher e Rafael Guimaraens. A editora chefe do Brasil de Fato RS, Katia Marko, também integra o quadro de palestrantes.

“Essa ação do SindJoRS e da Fabico/Ufrgs vai ao encontro de pontos da plataforma da Gestão 2022/2025 de nossa entidade, como o de reaproximação com as faculdades de jornalismo e a criação de espaços de diálogo com as e os estudantes de comunicação. São eles que, através dessa troca de experiências, terão melhores condições de ingressar no mercado de trabalho com uma visão mais ampla e complexa da realidade que vivenciamos. Também poderemos auxiliar no desenvolvimento de ações mais éticas e conscientes dessa nova geração. Precisamos tocar nesses assuntos importantes para que nunca se esqueça e nunca mais aconteça”, destaca a presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha.

Responsabilidade social da profissão

A iniciativa também busca aprofundar os debates de temas como o papel das e dos jornalistas no combate à desinformação, e tratar das ações da extrema direita mundial, para tentar entender o momento geopolítico no qual vivemos e a responsabilidade das e dos jornalistas nele.

“Acolhendo o debate sobre democracia, ditadura e jornalismo no evento de lançamento de mais uma edição do jornal do Sindicato de Jornalistas, a Fabico reafirma o papel crítico da imprensa na sociedade. Teremos a presença de jornalistas experientes e pesquisadores acadêmicos, sublinhando a indissociabilidade do fazer e do pensar o jornalismo, que permite uma análise profunda dos desafios históricos e contemporâneos enfrentados pela liberdade de expressão e pelo direito à informação. A Fabico quer com esse debate sublinhar também para os jornalistas em formação a responsabilidade social da profissão e contribuir para fortalecer os valores democráticos dentro e fora das redações”, completa a professora e diretora da Fabico, Ana Taís Martins.

Serviço

Roda de conversa Democracia, Ditadura, Jornalismo: ainda estamos aqui, mas eles também e lançamento do jornal Versão de Jornalistas

Data: quarta-feira (30)

Horário: 10h

Local: Auditório I da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico/UFRGS) – rua Ramiro Barcelos, 2705, Porto Alegre (RS)

Entrada Gratuita





Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *