Celebrado em 5 de outubro, o Dia do Empreendedor homenageia os milhões de brasileiros que movimentam a economia por meio de seus próprios negócios. A data foi instituída com base no Estatuto da Microempresa e reconhece histórias inspiradoras, tanto de quem está começando quanto de quem já consolidou sua trajetória.
Um exemplo da nova geração é Simone Russo, fundadora da marca de dermocosméticos Simonita. Sua história inspira e reflete a transformação do empreendedorismo que se encontra mais acessível, tecnológico e impulsionado por plataformas online.
Especialista em tecnologia há mais de 20 anos, em 2022 Simone decidiu tirar do papel um antigo sonho: ter o próprio negócio. Após anos de estudo e experiências com vendas online, como pijamas e produtos para o lar, nasceu a Simonita, uma marca de dermocosméticos vegana para um cuidado com a pele de forma simples, eficaz e com propósito.
O primeiro produto lançado pela Simonita foi um sérum facial de vitamina C, já com resultados concretos. Em apenas três meses de vendas online, mais de 400 unidades foram comercializadas sem devoluções e com 100% de avaliações positivas.
“Segurar o meu produto nas mãos e ver minha marca vendida é um orgulho enorme. Isso representa o amor e o cuidado que coloco em cada etapa do processo”, afirma.
Diferente das empreendedoras de gerações passadas, Simone escolheu iniciar 100% no digital e não por falta de opção, mas por estratégia. Com carreira sólida na área de tecnologia, ela enxergou na internet a possibilidade de unir o empreendedorismo à flexibilidade de tempo e espaço.
“O digital me dá liberdade, autonomia e flexibilidade. Trabalho de casa, organizo meus horários e mantenho meu outro trabalho na área de TI. É desafiador, mas possível”, reflete a empreendedora.
Ela não tem planos de abrir loja física por enquanto. O objetivo é consolidar a presença online e, no futuro, expandir por meio de parcerias com farmácias e pontos de venda físicos.
“A dica que dou para quem está começando é: não caminhe sozinho. Busque orientação de quem já percorreu esse caminho. Isso evita muitos erros e acelera os resultados”, pontua.
Tradição
Para além das novas gerações, o Dia do Empreendedor também é uma oportunidade de reconhecer trajetórias consolidadas que ajudaram a desenvolver a economia local antes mesmo da chegada da internet ou das redes sociais.
Fundadora da tradicional Loja 718, em atividade na cidade de Araçatuba desde 1979, Maria Teresa Brandão Marques de Oliveira começou sua trajetória ao lado do marido, às vésperas do casamento. Com experiência anterior no comércio de roupas masculinas e atentos ao cenário promissor da cidade na época, o casal viu a oportunidade de abrir um negócio inédito no município.
“A cidade era próspera, e ainda não havia nenhum estabelecimento semelhante”, relembra Maria Teresa.
Sem capital de giro, o início foi impulsionado com o apoio da família e o crédito concedido pelo antigo patrão. “Foi um começo desafiador, mas com muita determinação”, diz.
A empreendedora também destaca que, antes da internet, o processo de gestão era mais lento e trabalhoso, especialmente em relação ao estoque, reposição e contato com clientes. “Por outro lado, os acordos eram olho no olho. Existia mais relacionamento e confiança.”
Hoje, ela reconhece o papel fundamental da tecnologia e das redes sociais no sucesso do empreendedorismo moderno. “Não conseguiríamos sobreviver se não estivéssemos adaptados”, afirma.
Apesar da diferença geracional, Maria Teresa acredita que há muito o que aprender de ambos os lados. Aos jovens empreendedores, recomenda que valorizem os relacionamentos e cultivem a resiliência.
“É importante entender que há momentos bons e difíceis, mas o segredo está em plantar boas sementes”, conclui.
Da nova geração, ela reconhece a importância do domínio da tecnologia, algo que sua geração precisou aprender com o tempo e muito esforço. A celebração do Dia do Empreendedor é, portanto, uma forma de reconhecer a diversidade de histórias, os desafios enfrentados e as conquistas obtidas por quem decide ter um negócio de sucesso.
Fonte ==> Sebrae