24 de abril de 2025

Diversão e cultura para todos: confira as melhores opções para o final de semana

Mais um final de semana está se aproximando, e com ele uma programação cultural recheada de atrações para todos os gostos. De exposições artísticas e peças teatrais a shows musicais e feiras de artesanato, o Ceará promete agitar os amantes da cultura e da boa diversão. Não importa se você é fã de arte, música, cinema e gastronomia, temos uma seleção de eventos imperdíveis para aproveitar ao máximo o seu tempo livre.

Confira agora aqui no BdF Ceará a agenda cultural para este final de semana, e prepare-se para viver momentos repletos de alegria com a família e os amigos.

Complexo Cultural Estação das Artes

O destaque às mulheres no mês de março ganha espaço mais uma vez na programação deste fim de semana na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Projeto 4rtin

Nesta sexta-feira (14), a mulherada vai comandar o palco no Projeto 4rtin, que traz a proposta de explorar o grime, um gênero musical underground marcado por batidas rápidas e versos intensos.

A programação começa às 17h30 e quem abre o evento é DJ Negona. Em seguida, às 19h20, o 4rtin Sessions começa com apresentações das MCs Má Dame, Yanaiã, Zabeli e Donna e participação da DJ Fuga. Às 20h, DJ Nandi sobe ao palco para encerrar a noite. Criado em 2022, o projeto nasceu como uma iniciativa musical independente da 4town Street, inspirado nos programas de rádio londrinos, reunindo DJs e MCs para explorar as diversas vertentes e subgêneros do rap. O projeto também traz uma feira criativa reunindo as marcas e artistas Brooks, 4town Street Wear, Ivih Ribeiro, Lunna Wings, Malina, Babi Piercer e Tattoo, Como Pode Muito Estilo e Use Luxo.

Festival Fervinho

No próximo sábado (15), Fortaleza será palco de uma efervescente celebração da diversidade e criatividade com o Festival Fervinho, evento que reunirá artistas LGBTQIA+ da música e uma feira queer, promovendo a inclusão e a geração de renda para pequenos produtores culturais e criativos da região. O evento é realizado das 17h às 22h, na Estação das Artes e na Kuya – Centro de Design do Ceará, com programação gratuita e interpretação em libras.

A programação artística, que será realizada na Estação das Artes, dá protagonismo a artistas LGBTQIA+ e inclui shows de DJ Silas, Paulo Marinho, Vanessa a Cantora, Camaleoa e Mulher Barbada, além de performances com o grupo Rainbow+, Mariah Jammes e Erick & Erison.

Já a Feira Queer, que ocupará a Kuya, contará com produtos exclusivamente produzidos por mulheres (cis e trans), negras e negros, periféricos e/ou LGBTQIA+, estimulando a geração de renda para cadeia produtiva da cultura e da economia criativa local e seus pequenos produtores.

Estação das Artes

17h – DJ Silas

17h15 – Apresentação do Festival, com Angel History

17h30 – Paulo Marinho

18h10 – Performance de Rainbow+

18h30 – Camaleoa

19h10 – Performance de Erick, Erison e Mariah

19h30 – Mulher Barbada

20h10 – DJ Silas

20h20 – Vanessa A Cantora

21h – DJ Silas

KUYA – Centro de Design do Ceará, das 17h às 22h

Feira Queer com produtos criativos de mulheres (cis e trans), negras e negros, periféricos e/ou LGBTQIA+

Domingo na Estação

No domingo (16), a criançada poderá aprender os princípios da tecelagem na oficina infantil Meu Primeiro Tear, das 10h às 13h, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso. Partindo de um tear de papelão, os participantes irão experimentar a mistura de cores e texturas dessa arte têxtil. Ao final, sob orientação dos oficineiros e com a ajuda dos pais e responsáveis, as crianças irão finalizar as peças e levar para casa sua primeira tecelagem.

Das 11h30 às 12h20, em parceria com o Sesc, o espetáculo A mulher mais forte do mundo, da Cia Circo Lúdico Experimental, rememora um dos clássicos apresentados no século XX nas tradicionais lonas circenses. A Palhaça Pirrita, interpretada pela artista circense, acrobata, atriz, bailarina e diretora Sâmia Bittencourt, busca recriar o show em modo cômico popular dos chamados super-humanos, super-homens, ou melhor, da super-mulher.

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Será lançada na próxima terça-feira (18), às 17h, a terceira edição da Mostra Fazendo Artes, Aprendendo Ofícios. O evento é uma culminância dos cursos e projetos realizados pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) no último ano, reunindo exposições com trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos no campo dos ofícios tradicionais (bordado, gravura e prataria artesanal) e na área da conservação e restauração de bens patrimoniais.

A Mostra contará com o lançamento da exposição Zé Tarcísio: Entre Fios, Palavras e Memória, uma homenagem ao artista cearense Zé Tarcísio, que mescla as técnicas do bordado com suas obras em painéis de tecidos. A exposição, com curadoria da bordadeira Iara Reis, é o resultado final do Curso de Iniciação ao Bordado da Escola de 2024.

NOIA Festival Universitário

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará, a mostra itinerante Noia nos Bairros do Noia Festival do Audiovisual Universitário, acontecerá entre 13 de março e 13 de junho, em 43 espaços na periferia de Fortaleza. O evento contará com oficinas, exibições dos filmes premiados na 22ª edição do festival, seguidas de debates. O lançamento do Noia nos Bairros, acontecerá nesta quinta-feira (13), das 13h30 às 17h30, na sala de cinema do Cuca Pici.

As oficinas presenciais serão oferecidas em um bairro de cada uma das 12 regionais de Fortaleza, ministradas pelo economista, consultor cultural e diretor do Festival Noia, Paulo Benevides. O tema das oficinas será Como viabilizar projetos culturais em comunidades periféricas. Haverá também um workshop online, transmitido pelo canal do YouTube do festival e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), com o título Viabilização de projetos culturais na periferia de Fortaleza. O curso busca desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos, apresentando conceitos, fundamentos e características do empreendedorismo cultural e criativo, além de destacar as principais fontes de financiamento para as artes e a cultura.

Cineteatro São Luiz

No próximo domingo (16), o palco do Cineteatro São Luiz recebe o show das cantoras que participaram do álbum Solo Feminino 4: Carol Damasceno, Luh Lívia, Regina Kinjo, Luana Florentino, Lia Veras, Fabíola Líper, Marina Cavalcante, Yane Caracas, Adna Oliveira,  Danna de Paula, Micaela Gomes, Verônica Pimentinha,  Loren Lyse e de vozes Femininas do Coral do IFCE.

No show as cantoras serão acompanhadas por Pingo de Fortaleza (Violão) e Zé do Norte (acordeon), o mesmo duo que deu timbre ao álbum Solo Feminino 4.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O complexo cultural da Secult Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM),  segue com sua programação especial em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, reunindo atividades artísticas e educativas que promovem o empoderamento feminino, refletem sobre conquistas e desafios das mulheres e fortalecem o debate sobre igualdade de gênero. Todas as atividades são gratuitas e reafirmam a presença feminina em diferentes espaços da sociedade, destacando a resistência cultural e o compromisso com a equidade.

Um dos destaques da programação é a série de rodas de conversa Mulheres em Cena: As Guardiãs das Encantarias, promovida pelo Museu da Cultura Cearense (MCC). No sábado (15), às 16h, a roda de saberes contará com Mãe Bia, rezadeira e guardiã das tradições afro-brasileiras, e Josi Cardoso, historiadora quilombola e pesquisadora, com mediação de Yasmim Rodrigues, doutoranda em História Social pela UFC. O evento acontece na Praça Verde.

Quinta-feira | 13 de março

17h – [CENA OCUPA]- porElas – Espaço Rogaciano Leite Filho.

19h – Rita por Rita – Teatro Dragão do Mar

Sexta-feira | 14 de março

17h – [CENA OCUPA]- porElas – Espaço Rogaciano Leite Filho.

Sábado | 15 de março

9h – Dragão no território: Preta Simoa e o Direito das mulheres. Ponto de Cultura Viva, Capoeira Viva

15h30 – Momentos Cósmicos com Prof. Dermeval Carneiro. Planetário Rubens de Azevedo

16h – [Dragão Encantado] Vivências Artísticas Mágicas. Praça Verde

16h – [Vivência Educativa]  | 2ª Edição – Mulheres em Cena: As Guardiãs das Encantarias com Mãe Bia e Josi Cordeiro. Praça Verde

16h às 20h – Feira Fuxico no Dragão

17h – Mostrinha de Teatro 2025. Teatro Dragão do Mar

17h – [CENA OCUPA]- porElas – Espaço Rogaciano Leite Filho.

Domingo | 16 de março

16h às 19h – [Dragão Encantado] – Brincando e Pintando no Dragão. Praça Verde

17h- [Dragão Encantado] Passeio pelo mundo através das histórias. Praça Verde

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo

São as águas de março trazendo mais uma programação! Vivências, rodas de conversa, formações e shows musicais estão entre as atividades da primeira quinzena. Neste mês de celebração à luta e à inteligência femininas, mulheres do Cariri cearense protagonizam uma programação que atravessa a arte, a literatura, a economia criativa e a música, trazendo suas vozes, saberes e potências para o centro da cena.

Quinta-feira | 13 de março

9h às 17h – Da ideia à escrita: acessibilidade, comunicação e produção cultural com mulheres

19h – Espetáculo O novo espetáculo do grupo

Sexta-feira | 14 de março

19h – Espetáculo O novo espetáculo do grupo

13h30 – I Ciclo de Vivências em Capoeira

14h – Roda de conversa | Não há amor onde há dominação: pensando o amor nas vivências das mulheres, a partir da obra de Bell Hooks

Sábado | 15 de março

8h – I Ciclo de Vivências em Capoeira

14h – Vivência | Trançado com fibra de bananeira

16h – Vivência | Carimbós e pinturas livres

16h – Gira de terreiro com templo de umbanda Santa Bárbara amor e fé

16h – Feira Balaio

17h – Palestra | A repatriação de fósseis da Bacia do Araripe

17h – Balaio de vinil | Dj K

19h – Show O Menestrel

Domingo | 16 de março

14h – Vivência | Trançado com fibra de bananeira

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *