29 de outubro de 2025

Ele transformou o medo de falar em público em um método que forma palestrantes de alta performance

O catarinense Fernando Freitas, conhecido como O Mestre dos Palcos, é hoje uma das principais referências do país quando o assunto é formação de palestrantes e comunicação estratégica. Mas sua trajetória começou com um obstáculo que atinge milhares de profissionais: o medo de falar em público.

Freitas no palco apresentando seu congresso em 2016.

Em 2013, Freitas fundou o TTDBRASIL, o maior congresso do mercado fotográfico brasileiro, com participantes de todo o país e até do exterior. Apesar de ser o criador do evento, ele nunca subia ao palco, receava ser julgado como oportunista por palestrar em sua própria programação.

Mais de 800 profissionais todos os anos se reúnem em Florianópolis.

“Por maior que sejam as evidências de que você é capaz, sua mente acredita que ainda não está pronto. Isso é a Síndrome do Impostor, explica o mentor.

Sete anos depois, em 2019, ele decidiu enfrentar o medo e subir no palco do próprio congresso. A partir dali, nunca mais desceu. De lá pra cá, já realizou centensa de palestras, impactou mais de 10 mil pessoas, e dividiu o palco com grandes nomes como Geraldo Rufino, Davi Braga, Cesar Cielo, Giovanni Begossi, o pentacampeão Cafu e o ex-ministro da economia Paulo Guedes.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de eventos e passagens por Argentina, Estados Unidos, Itália, Suíça e França, Freitas acumulou mais de mil curadorias de palestrantes. Essa vivência o levou a criar uma metodologia própria: os 33 Passos do Mestre dos Palcos — um gabarito prático e teórico que ensina qualquer especialista a se comunicar com confiança e alta performance.

Freitas divulgando seu congresso em Roma na Itália.

Esses 33 passos deram origem à formação Dominando os Palcos, onde os alunos aprendem técnicas usadas pelos maiores palestrantes do Brasil e do exterior. A jornada termina em grande estilo: cada participante sobe em um palco real, com plateia, iluminação, filmagem e fotos profissionais, recebendo placa de reconhecimento e vivenciando sua primeira grande experiência como palestrante.

Após a formatura, os alunos têm acesso à Confraria dos Palcos, um ecossistema criado por Fernando Freitas e Bruna Grah para conectar palestrantes a oportunidades reais de eventos em todo o país. A plataforma oferece uma área exclusiva para que congressos e organizadores encontrem e contratem palestrantes diretamente, sem intermediários.

Fernando Freitas transformou o medo de falar em público em um método que forma palestrantes de alta performance e criou o ecossistema Confraria dos Palcos.
Freitas e Bruna no ecossistema de Palestrantes Confraria dos Palcos.

“Assim como eu, nenhum grande palestrante nasceu pronto. Mas todos tiveram um momento em que decidiram parar de assistir e começar a inspirar”, afirma Freitas.

Hoje, o Mestre dos Palcos segue formando comunicadores e empresários que entenderam que quem domina o palco, domina o seu mercado.

Instagram: @omestredospalcos
Site: www.confrariadospalcos.com.br

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *