Um dos destaques do último ciclo de 2025 é a empresária Juliana Camargo, dona da SBEST Engenharia, de Sorocaba, que registrou aumento de 20% no faturamento após quatro meses de acompanhamento pelo programa.
A SBEST Engenharia é especializada em soluções completas de segurança contra incêndio e pânico, atuando desde a elaboração e aprovação de PPCI até a obtenção de AVCB, CLCB e serviços de acompanhamento periódico. Antes de ingressar no programa, Juliana acreditava que a empresa tinha processos estruturados, percepção que mudou logo nas primeiras etapas do diagnóstico. “Antes do ALI, eu achava que tinha um processo de trabalho. Com a consultoria, percebi que o processo era caótico e sem padrão”, relata a empresária.
A partir desse diagnóstico, o acompanhamento passou a focar na organização dos fluxos internos, na definição clara de processos e na aplicação de ferramentas de gestão adequadas à realidade do negócio. Ao longo do ciclo, Juliana passou a enxergar com mais clareza a operação da empresa e a identificar oportunidades de melhoria e inovação que antes não eram percebidas.
“As ferramentas foram se encaixando de forma muito clara no nosso processo. Hoje, a gestão faz sentido, fica mais fácil seguir os passos e visualizar a evolução. Além disso, o programa mostra caminhos de melhoria e inovação que ajudam a empresa a avançar”, explica.
Um dos diferenciais apontados pela empresária foi a proximidade e a intensidade do acompanhamento dos Agentes Locais de Inovação. Segundo ela, o processo vai além de orientações técnicas e provoca reflexões estratégicas profundas sobre o negócio. “São duas pessoas focadas no seu negócio. O agente te puxa para os insights, provoca, questiona. Eu saía das reuniões com a cabeça a mil, cheia de ideias e muito motivada para colocar tudo em prática”, afirma.
Os resultados começaram a aparecer rapidamente, tanto na organização interna quanto no desempenho financeiro da empresa. Para Juliana, o crescimento do faturamento foi consequência direta da melhoria da gestão. “Você começa a ver resultados de uma semana para outra, de um mês para o outro. O ganho financeiro vem como consequência de uma gestão melhor. É como um troféu: se você está em um patamar X, passa para um patamar 2X caminhando com o ALI. Hoje, graças ao programa, estou em outro nível”, destaca.
Inscrições abertas
O Programa Brasil Mais – ALI Produtividade é gratuito e exclusivo para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Na Região Metropolitana de Sorocaba, estão disponíveis 375 vagas.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de fevereiro, por meio do link.
–
Fonte ==> Sebrae


