Os empreendedores da região de São João da Boa Vista tiveram ampla visibilidade durante a Feira do Empreendedor 2025 (FE25), realizada entre os dias 15 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. Expositores de cinco cidades da região apresentaram seus produtos e serviços em espaços temáticos, destacando a força da economia criativa e do pequeno negócio local.
As prefeituras de Caconde e de São Sebastião da Grama também estiveram presentes na feira com estandes próprios: a primeira destacando as oportunidades e a escalada do turismo e a segunda enfatizando seus cafés especiais e demais produtos locais, por meio da Associação Vale da Grama.
Expositores se destacam pela autenticidade e inovação

Entre os representantes regionais, Yan Cardoso, proprietário do Alambique Prosa Caipira, de São Sebastião da Grama, participou pela quinta vez consecutiva da arena ‘São Paulo de Destinos e Sabores’, levando suas cachaças artesanais e produtos derivados. “Para pequenos produtores como nós, que trabalhamos com produtos artesanais, participar da feira é essencial para fortalecer a marca, gerar novos contatos e estratégias de negócio. A cada ano ampliamos nosso networking e conquistamos novas oportunidades. Só tenho a agradecer”, afirmou.

Além delas, também participaram empreendedoras de Mococa (Inovart), São José do Rio Pardo (Espaço Arte Vida Artesanato), Espírito Santo do Pinhal (Feira Fina) e Casa Branca (Chácara Santo Antônio — derivados de jabuticaba).

Missões empresariais conectam empreendedores e geram novos aprendizados


Entre os participantes da missão de São João da Boa Vista que partiu rumo à feira no dia 15, Cesar Araújo, da Cear Store, destacou a relevância da experiência. “Foi minha segunda vez na feira. A primeira como expositor; desta vez, como visitante, pude explorar novas ideias, assistir palestras e conhecer empresas do setor de e-commerce, que vão contribuir para a expansão do meu negócio”, contou.
Fabiano Santanna, do Burger Artesano, esteve na feira pela primeira vez e afirmou que o evento superou suas expectativas. “Foi incrível. Vi muitas oportunidades de negócios e soluções para os desafios do dia a dia. Fui com o objetivo de conhecer mais sobre franquias e encontrei várias possibilidades e parcerias”, explicou.

Para Pricila Ciacco, da Gallart App, a FE25 proporcionou um momento de reconhecimento e aprendizado. “Logo na entrada, encontrei artesãos e artistas do meu ramo, o que foi inspirador. Fiz conexões valiosas, algumas pessoas já conheciam meu trabalho. As palestras foram muito enriquecedoras e certamente levarei esse aprendizado para o meu empreendimento”, relatou.
Já Matheus Moreira, da Farol Red, destacou o potencial inovador do evento. “Foi um prazer participar dessa imersão. Encontrei fornecedores e tecnologias que ajudarão minha empresa, que já tem mais de 25 anos, a se modernizar. A inovação e a automação são o futuro, e acredito que conseguirei ampliar meus negócios com base no que vi na feira”, disse.
Sobre a Feira do Empreendedor 2025
Neste ano, a Feira do Empreendedor reuniu mais de 100 mil participantes, os quais contaram com centenas de oportunidades de networking, palestras, oficinas e apresentação de tendências, consolidando-se como o maior evento de empreendedorismo da América Latina.
Fonte ==> Sebrae