Aracaju
A Globo pretende ter 50% de atores negros nos elencos de todas as suas novelas até 2030. É o que diz a emissora em um relatório sobre ESG (sigla em inglês para o conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança) entregue a acionistas e ao mercado publicitário. A coluna teve acesso ao documento.
Pelos cálculos da empresa, 43% dos atores escalados para seus folhetins eram negros em 2024. Trata-se do maior número desde que as novas políticas foram adotadas, em 2022. “Renascer” e “Volta por Cima”, que já saíram do ar, encabeçam a lista das novelas que tiveram maior número de pretos e pardos em seus elencos no ano passado.
“Das novelas exibidas em 2024, tivemos mais de 40% de participação de negros no elenco principal. No time de direção, todas as novelas tiveram participação de pessoas negras. Já em séries, ‘Os Outros 2’ teve quase metade do seu elenco composto por pessoas negras”, diz trecho do documento.
Também no relatório, a empresa promete que, de todos os novos funcionários contratados até o fim da década, 50% serão pessoas negras. Em 2024, segundo o relatório, esse número também foi de 43%.
Uma das metas que a Globo diz já ter atingido em seu processo de recrutamento. Segundo a empresa, 53% das novas vagas foram ocupadas por mulheres no ano passado. O objetivo era conseguir 50%.
A emissora também ainda que avançou na questão sustentável. Em 2024, 99% da energia consumida em suas instalações foram de fontes sustentáveis e de energia limpa, de acordo com o relatório.
No documento, Manuel Belmar, diretor de finanças, jurídico, infraestrutura e de produtos digitais, diz que a Globo revisou suas metas em 2024 e que pretende manter as políticas de inclusão. “Acumulamos muitos aprendizados, sem perder de vista o compromisso de aliar solidez empresarial a uma atuação responsável com o mundo e com todo mundo”, afirma.
Fonte ==> Folha SP e Globo