23 de abril de 2025

Grupo Desagravo leva obra de Oliveira Silveira aos palcos em Porto Alegre – Brasil de Fato

O projeto Mistura Fina recebe nesta quinta-feira (24), às 19h, o Grupo Desagravo com o espetáculo Pelo Escuro – letra e música, inspirado na obra do poeta Oliveira Silveira, referência na literatura negra brasileira. A apresentação ocorre no Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre, com entrada franca.

A montagem transforma em canções os versos do livro Pêlo Escuro – Poemas Afro-Gaúchos (1977), reunindo ritmos populares do Sul do Brasil e destacando a presença negra na formação cultural do estado. A proposta mistura poesia, música e memória, em um tributo à resistência e à riqueza da identidade afro-gaúcha.

O repertório poético e musical passeia por ritmos como milonga, vanera, chamamé, samba-de-roda, samba-canção, zamba, xote, suingue e chacarera — gêneros que ecoam tanto nos pampas quanto nas periferias urbanas. As músicas se alternam com leituras dos poemas de Silveira, criando um diálogo potente entre palavra e som.

O Grupo Desagravo é formado por Renata Pires e Ceiça Vidal nos vocais, Vladimir Rodrigues no violão, e os percussionistas Mingo Niemê e Beto Silva. Juntos, eles dão corpo e voz à poesia de Oliveira Silveira com intensidade e emoção.

Em sua quinta edição, o Mistura Fina promove 30 apresentações ao longo do ano, sempre às quintas-feiras, com entrada gratuita. A produção é da Primeira Fila Produções, em parceria com o Multipalco. O projeto conta com audiodescrição garantida pela Ovni Acessibilidade Universal, além de apoio da CEEE Equatorial, Bistek e financiamento via Pró-Cultura RS.

Serviço

Mistura Fina – Grupo Desagravo com o espetáculo Pelo Escuro – letra e música

Quando: Quinta-feira (24), às 19h

Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher | Praça da Matriz, s/nº, Porto Alegre (RS)

Quanto: Entrada gratuita

Audiodescrição: Ovni Acessibilidade Universal



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *