23 de abril de 2025

Hamas diz que aceitou nova proposta de mediadores para trégua em Gaza

Um alto integrante do gabinete político do Hamas disse neste sábado (29) que aceitou uma nova proposta para cessar-fogo em Gaza apresentada pelos mediadores e instou Israel a aprová-la também.

“Há dois dias, recebemos uma proposta dos irmãos mediadores do Egito e do Catar. A tratamos positivamente e a aprovamos. Esperamos que a ocupação [Israel] não a bloqueie”, declarou Khalil al-Hayya, que esclareceu que as armas do grupo representam uma “linha vermelha”.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, porém, “nas últimas horas, Israel transferiu sua contraproposta aos mediadores, em total coordenação com os Estados Unidos”. A nota foi divulgada pela CNN.

O cessar-fogo vigente desde 19 de janeiro foi quebrado no dia 18 de março por Israel, após bombardeio que deixou 413 palestinos mortos, a maioria mulheres e crianças.

Na ocasião, o Hamas atribuiu aos Estados Unidos a responsabilidade pelos ataques na Faixa de Gaza. “Com seu ilimitado apoio político e militar à ocupação (israelense), Washington tem total responsabilidade pelos massacres e assassinatos de mulheres e crianças em Gaza”, afirmou o Hamas em um comunicado.

*Com AFP.



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *