17 de outubro de 2025

História e sonoridade do frevo são transformadas em livro, com lançamento nesta sexta-fiera — Brasil de Fato

Na noite desta sexta-feira (17), o Conservatório Pernambucano de Música sedia o evento de lançamento do livro FrevoBook, que reúne 48 composições de frevos de diferentes épocas e estilos, passando pelo frevo de rua, frevo canção e frevo de bloco. O trabalho é assinado por Inaldo Cavalcante, o popular “Maestro Spok”; pelo professor Marcos Ferreira Mendes, o “Marcos FM”; e pelo músico e professor Climério de Oliveira Santos. O trio participa da noite de conversas e autógrafos acompanhados de música ao vivo.

A programação do encontro prevê uma conversa entre público e os autores, seguida da apresentação de Spok, Climério e Marcos FM, acompanhados de uma banda base de instrumentistas. Alguns dos compositores de frevo presentes na coletânea também participam do show. Após a performance, um coffe break para a sessão de autógrafos.

O livro é bilíngue (português e inglês) e traz partituras das composições inseridas no livro foram transcritas a partir dos fonogramas originais. Dividida em três partes, a obra revisita a história do frevo, detalha a concepção e organização, além de apresentar as partituras das músicas presentes. A obra também é acompanhada por um audiolivro nas plataformas de vídeo com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Coordenado por Climério Santos, o livro foi produzido com recursos públicos municipais, através do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Fundação de Cultura Cidade do Recife e pela Secretaria de Cultura do Recife. A obra ficará disponível gratuitamente. O FrevoBook busca reafirmar o papel do frevo na identidade cultural brasileira e, principalmente, pernambucana. Composta por música e dança, a expressão cultural é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Iphan; e Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco.



Fonte ==> Brasil de Fato

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *