9 de setembro de 2025

Hospedagem solidária de cristãos pode evitar vexame na COP30? – 01/09/2025 – Juliano Spyer

Hospedagem solidária de cristãos pode evitar vexame na COP30? - 01/09/2025 - Juliano Spyer

Será que evangélicos e católicos podem salvar o Brasil de um vexame internacional? Voluntários cristãos estão mobilizando suas redes de relacionamento e suas igrejas para oferecer leitos gratuitos ou a preço justo durante a COP30, em Belém.

A ideia surgiu em meados de agosto, durante uma reunião da Rede Tela, que reúne empreendedores cristãos. A motivação inicial não foi a sustentabilidade nem o evento em si, mas a imagem dos paraenses.

Os preços das acomodações dispararam, e o estado passou a ser associado à ganância e ao oportunismo.

Em duas semanas, esse grupo colocou no ar um serviço chamado Rede de Hospitalidade com Propósito, acessível pelo site: hospitalidadecomproposito.org. Nos dias seguintes ao lançamento, a iniciativa já reunia cerca de 250 locais cadastrados oferecendo mais de 800 vagas.

A inspiração para esse projeto veio do Círio de Nazaré, a maior festa cristã do Pará, conhecida como o “Natal do paraense”. Na data da celebração, em 12 de outubro, milhares visitam a cidade e moradores costumam receber parentes, amigos e até desconhecidos em casa.

Os voluntários querem mobilizar esse espírito de cooperação e acolhimento para que cristãos e suas comunidades de fé recebam hóspedes em suas casas e igrejas. A oferta está aberta para todos, independentemente da religiosidade. A condição é que a pessoa esteja cadastrada para o evento.

“O bom perfume de Jesus”, comentou a psicanalista Karin Wondracek, que escreve sobre sustentabilidade e religião nesta Folha, ao saber da iniciativa. Mas, por ora, não se sabe se haverá um “milagre da multiplicação das acomodações”.

Os próprios voluntários reconhecem que estão tentando “trocar o pneu com o carro em movimento”. A COP acontece já em novembro.

Até a semana passada, poucas igrejas haviam confirmado sua participação, segundo Andrea Menezes, que é jornalista e voluntária. A Lagoinha em Belém disponibilizou 200 leitos usando salas da própria igreja. O pastor Felipe Câmara, da histórica Assembleia de Deus Belém, também se comprometeu a ajudar. Há conversas em andamento com a CNBB.

Algumas igrejas dispõem de sítios usados para acampamentos e encontros, localizados fora da cidade. Só um desses espaços, da Igreja Batista Missionária da Amazônia, acomoda 600 pessoas. Mas para serem utilizados, dependem da disponibilidade de transporte diário de ida e volta para Belém.

Outra frente de ação dos voluntários é intermediar acordos com o governo federal para que igrejas que não podem arcar com água, energia e outros gastos de hospedagem, recebam algum apoio, cobrando apenas o básico.

A plataforma inicialmente foi aberta para o cadastro de anfitriões. Mas, a partir desta terça, hóspedes poderão pesquisar e entrar em contato com as famílias e igrejas registradas. Cada parceiro se torna corresponsável para fazer a iniciativa funcionar.

Mesmo que não resolva tudo, a iniciativa já tem valor simbólico. Evangélicos são muitas vezes vistos como opositores do governo e alheios à pauta da sustentabilidade. Mas os voluntários da Hospitalidade com Propósito reconhecem a importância da COP30 para o país e para o planeta. E se ofereceram para ajudar.



Fonte ==> Folha SP

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *