A Jetour, marca do grupo Chery, chega ao Brasil com promessa de montagem local e tecnologia híbrida flex. A empresa apresentou nesta segunda (10) seu plano para o país, com o lançamento de seis carros ao longo de 2026.
Os três primeiros desembarcam em dezembro, com início das vendas previsto para o primeiro trimestre de 2026. Serão os SUVs S06, T1 e T2, que serão distribuídos por 40 concessionárias.
“Já estamos trabalhando em um grande plano de investimento, que inclui financiamentos, serviços e fabricação local”, diz, em nota, Leo Chenbao, presidente-assistente da Jetour International e gerente geral da Jetour no Brasil.
Um dos locais cotados para a montagem nacional é a fábrica da Chery em Jacareí (interior de São Paulo), que está desativada desde 2022. Ainda não há uma definição sobre o futuro da planta.
Uma das possibilidades é a produção conjunta de veículos das marcas Jetour e Omoda Jaecoo, que compartilham componentes mecânicos. Ambas fazem parte do grupo Chery.
Hoje, os carros da marca Chery disponíveis no Brasil são montados pelo grupo Caoa em Anápolis (GO) e vêm registrando bons resultados de vendas no mercado nacional.
Em um comunicado, a Jetour diz que a produção local pode ter início no curto prazo, o que significa ainda em 2026. Nesse caso, a única possibilidade seria utilizar as instalações de uma fábrica já construída, como é o caso da unidade de Jacareí.
Todos os carros da nova marca chinesa terão tecnologia PHEV. A sigla se refere aos veículos híbridos que possuem um plugue externo para recarga, além da possibilidade do uso de gasolina —ou etanol, se for flex. É possível selecionar o modo elétrico e, a depender da capacidade das baterias, rodar por algo entre 30 km e 150 km sem queimar combustível.
De acordo com a empresa, o Jetour S06 será seu modelo mais em conta no mercado nacional. O SUV tem porte médio, com 4,61 m de comprimento e motor 1.5 turbo (128 cv) combinado ao conjunto elétrico (203 cv).
O T1 será a opção intermediária e vai trazer a mesma mecânica do S06. Seu estilo remete mais ao uso off-road, embora não haja tração 4×4.
Com 4,78 m de comprimento, o T2 será o topo da linha. Além do 1.5 turbo, o modelo traz dois motores elétricos com 102 cv e 123 cv. O modelo pode vir com tração 4×2 ou 4×4.
O conjunto mecânico da linha Jetour é semelhante ao utilizado pelos modelos das marcas Chery e Omoda Jaecoo. O desenvolvimento da tecnologia flex pode ser feito em conjunto e disponibilizado até 2027, mas as empresas, que atuam de forma independente no Brasil, ainda não revelaram suas estratégias de compartilhamento.
Fonte ==> Folha SP


