A ação oferece uma programação intensa e gratuita de cursos, oficinas e consultorias especializadas, voltadas a empresários de diversos setores, como comércio, serviços, turismo e agronegócio. O objetivo é preparar os empreendedores locais para enfrentar desafios de gestão, ampliar resultados e impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade.
O programa avança em um cenário de crescimento expressivo do empreendedorismo em Boituva. O município já conta com 6.365 microempreendedores individuais (MEIs) registrados até junho de 2025, além de 3.329 microempresas (MEs) e 653 empresas de pequeno porte (EPPs) ativas. Somente no primeiro semestre deste ano, 182 novas microempresas foram abertas, sinalizando o dinamismo do ambiente de negócios local e a importância de políticas públicas voltadas à qualificação e à competitividade.
O segundo semestre segue com uma agenda intensa de capacitações voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios. Em julho, empreendedores participam da oficina “Faça uma estratégia digital de sucesso com ferramentas de marketing”, com encontros noturnos ao longo da semana.
Em agosto, o foco será a qualificação em gestão de equipes, com o curso “Faça a gestão de pessoas: uma ferramenta de competitividade”, realizado em três encontros.
As ações do segundo semestre já começaram a mobilizar o ecossistema empreendedor local. Com as inscrições abertas no início de maio, por meio da Secretaria de Turismo, Juventude e Empreendedorismo, todas as turmas das capacitações previstas já estão completas. A expectativa é que mais de 150 empreendedores sejam diretamente impactados até o fim do ano.
“O que vemos agora é só o começo. A Jornada Boituva Empreendedora tem tudo para se consolidar como uma política permanente de apoio ao empreendedor, com impacto real na geração de renda e no desenvolvimento local”, projeta Alexandre Martins.
A iniciativa integra uma estratégia mais ampla da Prefeitura de estímulo à geração de renda, inclusão produtiva e valorização da vocação econômica de Boituva. Além do suporte técnico, o programa promove o acesso a metodologias reconhecidas nacionalmente e fomenta a conexão entre empreendedores e especialistas do ecossistema de inovação.
Fonte ==> Sebrae