- Home >
- Notícias >
- Lula critica intervenções militares e aponta paralisia da Celac
No Fórum Econômico Internacional da América Latina,, presidente disse que bloco falha em reagir de forma coordenada a ações ilegais e outros desafios estruturais.
“Passamos de reunião em reunião, repletas de ideias e iniciativas que nunca saem do papel. Nossas cúpulas se tornaram rituais vazios, dos quais se ausentam os principais líderes regionais. Como resultado, a única organização que engloba a totalidade dos países da América Latina e Caribe, a Celac, está paralisada, apesar dos esforços do nosso querido presidente Petro.”
“A proximidade geográfica com a maior potência militar do mundo é outra referência incescápavel, seja pela sua presença ou pelo seu distanciamento. Sobretudo, num contexto de reducrecimento de tentações hegemônicas.”
“Falta lideranças regionais de convicção sobre os benefícios de adoção de um projeto mais autônomo de inserção internacional. Diante das dificuldades de pactuar um marco retórico próprio, nossos países deveriam concentrar-se na mobilização dos triunfos inexplorados pela região para promover sua inserção competitiva na ordem global.”
“América Latina e o Caribe são únicos. Cabe a nós assumir que a integração possível é a que estará calçada na pluralidade de opções. Guiado pelo pragmatismo, podemos superar divergências ideológicas e construir parcerias sólidas e positivas dentro e fora da região. Essa é a única doutrina que nos convém. Seguir divididos nos torna todos mais frágeis.”
Fonte ==> Congresso em Foco


