30 de julho de 2025

Lula e Haddad batem cabeças – 07/06/2025 – Elio Gaspari

A imagem mostra dois homens sentados em uma mesa durante uma reunião. À esquerda, um homem com cabelo escuro e um terno escuro, e à direita, um homem com cabelo grisalho e uma barba curta, vestindo um terno azul. Ambos estão olhando em direções opostas. Na mesa, há copos de água e um objeto amarelo. Em frente a cada um, há uma placa com os títulos

O ministro Sidônio Palmeira precisa trabalhar uma harmonização verbal entre Lula e Fernando Haddad. Tratando da encrenca do IOF, de cuja armação o ministro da Fazenda escanteou a Secom, Lula disse: “O Haddad, no afã de dar uma resposta à sociedade, elaborou uma proposta da Fazenda. Não acho que tenha sido erro, não, foi momento político e em nenhum momento o companheiro Haddad teve qualquer problema de rediscutir o assunto. A apresentação do IOF foi o que pensaram naquele instante”.

Se foi assim, tudo se resumiu a uma pressa, mas Haddad disse o seguinte: “Essas medidas estão sendo analisadas há mais de um ano.”

Musk x Trump

Tendo sobrevivido à presidência de Joe Biden com momentos de senilidade explícita, a Casa Branca tornou-se território de uma briga de dois tataranas: Elon Musk e Donald Trump. Por mais arriscado que seja avaliar qual dos dois é mais perigoso, é provável que o mais doido seja Musk.

Hierarcas tataranas são coisa mais comum do que se supõe. Nos seus últimos anos de vida, o russo Leonid Brejnev (1906-1982) e o chinês Mao Zedong (1893-1976) estavam intelectualmente lesados e mal conseguiam caminhar.

No caso de Brejnev, os parafusos começaram a se soltar em 1968, quando ele se tornou dependente de pílulas para dormir e para ficar acordado.

O STF e o Itamaraty

Passando por um período de deslumbramento cenográfico, alguns ministros do Supremo Tribunal resolveram encrencar com o Itamaraty. Queixam-se da postura da diplomacia nacional diante da guerrilha que o deputado Eduardo Bolsonaro vem movendo nos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes.

Como já houve ministros reclamando do Itamaraty porque não lhes oferecia escoltas para as farofas a que compareciam em Nova York, fariam melhor se deixassem os diplomatas em paz.



Fonte ==> Folha SP

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *