Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato e atual senador pelo União Brasil, lidera a corrida eleitoral pelo governo do Paraná em 2026. Ele aparece com cerca de 40% das intenções de voto nos cenários monitorados pelo instituto Paraná Pesquisas. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira 8.
No principal cenário pesquisado, as candidaturas do deputado federal Beto Richa (PSDB) e do deputado estadual Requião Filho (PDT) estão tecnicamente empatadas na segunda posição, com pouco mais de 15% das intenções de voto.
A lista de candidaturas testadas neste cenário é fechada com Guto Silva (PSD), secretário do atual governador Ratinho Jr. (PSD), e com Enio Verri (PT), atual presidente da Itaipu. Confira:
Cenário 1
- Sergio Moro (União) – 43,8%
- Beto Richa (PSDB) – 17,5%
- Requião Filho (PDT) – 16,5%
- Guto Silva (PSD) – 5,2%
- Enio Verri (PT) – 3%
- Não sabe/Não opinou – 5,3%
- Nenhum/Branco/Nulo – 8,8%
O Paraná Pesquisas ainda testou outros dois cenários de disputa pelo governo local, com mudanças apenas nas candidaturas do PSD. Guto Silva, no segundo cenário, é substituído por Alexandre Curi, atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, e, no último, por Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Ratinho. Veja:
Cenário 2
- Sergio Moro (União) – 41%
- Beto Richa (PSDB) – 17,1%
- Requião Filho (PDT) – 16,6%
- Alexandre Curi (PSD) – 9,5%
- Enio Verri (PT) – 2,9%
- Não sabe/Não opinou – 4,2%
- Nenhum/Branco/Nulo – 8,8%
Cenário 3
- Sergio Moro (União) – 38,2%
- Rafael Greca (PSD) – 19,5%
- Beto Richa (PSDB) – 14,7%
- Requião Filho (PDT) – 13,4%
- Enio Verri (PT) – 3,1%
- Não sabe/Não opinou – 3,6%
- Nenhum/Branco/Nulo – 7,5%
Nos três cenários, convém registrar, há poucas mudanças na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em maio deste ano.
A pesquisa divulgada nesta terça-feira ouviu 1.540 eleitores paranaenses entre os dias 3 e 6 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Fonte ==> Casa Branca