Apesar das fortes chuvas que caem sobre a capital pernambucana, o Instituto Feminista SOS Corpo realiza, a partir das 19 horas desta quarta-feira (14), um debate aberto com o tema “a luta feminista por trabalho digno e justiça fiscal”, com mulheres especialistas e militantes dos temas. A ong fica na rua Real da Torre, nº 593, bairro da Madalena, zona oeste do Recife. Devido às chuvas, o evento está com transmissão online na página do SOS Corpo no Instagram (clique aqui).
Participam do debate Chirlene Santos Brito, empregada doméstica e sindicalista paraibana, secretária da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad); a economista Milena Prado, colaboradora do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); a advogada e mestra em direito Elisa Maria Lucena, militante do Movimento Brasil Popular e do Coletivo Feminista Soledad Barrett; e a socióloga Maria Betânia Ávila, escritora e pesquisadora do SOS Corpo. Antes, será exibido o minidocumentário Trabalhadoras domésticas em luta (2017), produzido pela SOS Corpo.
O debate busca destacar o olhar das mulheres sobre a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais, o fim da escala de trabalho que só permite um dia de descanso a cada seis trabalhados (escala 6×1) e sobre a taxação das grandes fortunas, todos inseridos no Plebiscito Popular previsto para o segundo semestre. No encontro, os temas estarão relacionados à luta pela divisão justa do trabalho doméstico e a luta por reconhecimento e valorização das trabalhadoras domésticas. A atividade faz parte do ciclo de debates da Ação Cultural Feminista, promovida pelo SOS Corpo.
Fonte ==> Brasil de Fato