27 de agosto de 2025

O que é um drone? Saiba como funciona e curiosidades

como usar um drone.jpg

Antes usados muito mais para fins profissionais, os drones se popularizaram bastante com o público geral nos últimos anos para um uso pessoal. Isso vale especialmente para quem adora gravar vídeos de paisagens ou tirar fotos de perspectivas mais altas. 

Como esperado, esse crescimento no interesse também gerou muitas dúvidas sobre o que é um drone, como ele funciona e para o que pode ser usado. Pensando em te responder tudo isso com clareza, nós preparamos um guia especial falando tudo sobre drones e suas curiosidades. Confira!

O que é um drone?

Para começar, vamos para a dúvida que muita gente ainda tem: afinal, o que é um drone? O drone é um veículo aéreo não tripulado, ou seja, não há um piloto presente e seu controle é realizado de forma totalmente remota. Isso pode ser feito em terra por uma pessoa com um controle dedicado ou mediante um software. 

O desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados começou ainda no início do século XX, com grande foco no uso para treinamento militar. Com o passar das décadas, esses veículos foram diminuindo de tamanho e sua tecnologia também foi avançando rapidamente, então eles passaram a ser usados em missões bem diversificadas e se tornaram essenciais na área militar. 

  • Entenda: Drones, o que é preciso saber sobre os robôs voadores

Com o custo de produção e seu formato diminuindo, esses veículos passaram a se popularizar em outras áreas comerciais, como na agricultura, produção audiovisual, transporte, entre outros. Eventualmente, os drones também caíram no gosto do povo e agora podem ser adquiridos facilmente em lojas de produtos eletrônicos.

Para que serve um drone?

Conforme mencionamos, atualmente os drones servem para funcionalidades bem diversas. Nos setores comerciais, industriais e militares, os veículos são muito usados para mapeamento de locais perigosos ou de difícil acesso, ajuda humanitária e transporte de recursos ou produtos. 

Em setores agrícola e do meio ambiente, drones podem ser utilizados para pulverização, combate a incêndios e resgates, além de impedir a caça ilegal de animais silvestres e desmatamentos.

  • Conheça: 7 mitos e verdades sobre o uso de drones

Tanto na área audiovisual como para a utilização pessoal de usuários comuns, os drones podem ser usados para a captura de imagens, sejam fotos ou vídeos. Um bom exemplo é que muitas filmagens cinematográficas que costumavam ser feitas com helicópteros podem ser realizadas atualmente com drones, o que diminui bastante o custo da produção. 

Vale dizer que esses vídeos e fotos não precisam todos ser todos de uma perspectiva mais alta, mas podem ser locais difíceis de alcançar ou que oferecem algum risco para o cinegrafista.

O drone precisa de internet para voar?

A maioria dos drones não necessita de qualquer conexão com a internet para funcionar. (Fonte: Pexels)

Uma dúvida muito natural em relação aos drones é se é necessário que o veículo esteja conectado à internet para voar. Considerando que os primeiros modelos foram inventados e usados muito antes da internet existir e que diversos desses veículos são utilizados em locais de difícil acesso, você já deve estar imaginando que haja muitos drones que não precisam de internet para voar

A comunicação entre o drone e seu controlador pode ser realizada tanto via ondas de rádio como da internet, com Wi-Fi ou uma rede móvel, então é sempre bom verificar o que um modelo oferece antes de comprá-lo.

Qual a distância que um drone pode voar?

regras para pilotar drone.jpg
A distância dos drones pode variar bastante entre os modelos. (Fonte. Pexels)

A distância que um drone pode voar varia com alguns fatores bem importantes e que você deve levar em consideração. Enquanto drones grandes e usados nas áreas de comerciais e industriais podem chegar até os 200 quilômetros de distância, os drones mais robustos de transporte podem chegar a 80 quilômetros. 

Os drones utilizados por profissionais ou de consumo variam bastante, podendo chegar entre 7 a 15 quilômetros de distância dependendo do modelo utilizado. Já aqueles pequenos drones de brinquedo não passam de alguns metros e realmente servem mais para se divertir de forma casual.

Você ainda precisa considerar elementos como as condições climáticas, a duração de bateria do seu drone e as funcionalidades disponíveis durante o voo. Tudo isso pode afetar a distância percorrida pelo veículo. Outro fator muito importante é a altitude permitida no Brasil, que segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pode ser de até 400 pés (por volta de 121 metros). Para voar acima disso, é necessária uma habilitação especial.

Quem pode usar um drone?

como funciona o drone.jpg
É muito importante entender as exigências da ANAC para o uso de drones no Brasil. (Fonte: Pexels)

 

Já que mencionamos a altitude permitida para voar com um drone no Brasil, também é valido citar outras regras impostas pela ANAC para utilizar esses veículos aéreos no país. Afinal, quem pode usar um drone? Uma pessoa comum precisa seguir essas regras:

  • Idade mínima para pilotar um drone é de 18 anos;
  • Drones que pesam entre 250 gramas e 25 quilos exigem cadastro no site da ANAC;
  • Drones com mais de 25 quilos exigem uma habilitação especial e cadastro no Sistema Aeronáutico Brasileiro;
  • Voos acima de 400 pés exigem habilitação especial;
  • Solicitar permissão de pessoas caso o drone esteja sobrevoando gravando perto delas.

As exigências são bem razoáveis, mas é claro que só são válidas para o Brasil. Caso você esteja pensando em pilotar um drone em outro país, é muito importante que consulte as regras e obrigatoriedades exigidas no local específico.

Curiosidades e tendências sobre drones

curiosidades drone.jpg
Os drones podem ser usados de forma bem diversificada atualmente. (Fonte: Pexels)

Agora que já respondemos algumas das dúvidas mais comuns sobre os drones, também podemos aproveitar para falar sobre certas curiosidades e tendências sobre os drones.

  • Eles podem ser usados para monitorar animais selvagens sem intervenção humana, tornando os registros mais naturais e menos disruptivos;
  • Podem ser utilizados para encontrar e resgatar pessoas em perigo com ajuda de câmeras térmicas e com visão noturna;
  • Estão sendo cada vez mais utilizados para realizar entregas de cargas pesadas e em lugares muito remotos, ajudando a população que antes não tinha acesso a certos recursos;
  • Há locais em que o uso de drone são estritamente proibidos, incluindo aeroportos, bases militares, áreas que pertencem ao governo e, é claro, qualquer local que possa resultar na invasão de privacidade de alguém sem permissão;
  • É possível utilizar drones para inspecionar construções, estações ou máquinas com mais segurança, como no caso, de turbinas de energia eólica, oferecendo menos risco para os trabalhadores. 

Gostou de saber mais sobre os drones e como eles podem ser utilizados? Deixe seu comentário nas redes sociais do TecMundo e nos diga se já pilotou um drone ou se pensa em seguir essa atividade no futuro!



Fonte ==> TecMundo

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *