Durante a reunião, foram destaques os mais de 12,9 mil atendimentos proporcionados ao longo do ano para empreendedores, empresários e pessoas físicas, número 31,3% superior à média dos atendimentos dos últimos quatro anos.
“Os resultados foram tão positivos e alinhados às prioridades da gestão municipal que queremos continuar e ampliar a parceria em 2026”, afirmou Alessandro Roncoletta, prefeito interino.
Pequenos negócios mais fortes e competitivos
Como resultado, as micro e pequenas empresas participantes registraram aumento médio de 9% no faturamento. Outros destaques foram seis encontros de negócios realizados em Atibaia, que geraram expectativa de mais de R$ 15,7 milhões em novos negócios.
Além disso, o município sediou eventos estratégicos, como o Encadear Summit e o Startup Day, realizado pela primeira vez em Atibaia, e custeou missões empresariais para grandes feiras, ampliando o acesso dos empreendedores a mercados e oportunidades.
Inclusão produtiva gera aumento de renda
Na área de inclusão produtiva, as ações tiveram impacto direto na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dos participantes das iniciativas 45% registraram aumento médio de sua renda, superando a meta inicial de 40%.
Educação empreendedora alcança 100% da rede municipal
Desse total, 3.324 alunos participaram do programa JEPP (Jovens Empreendedores Pequenos Passos). Além disso, 50 professores foram capacitados para aplicação da metodologia. No ensino médio, 39 estudantes foram impactados pelas iniciativas.
Fortalecimento das políticas públicas
“Graças a esse conjunto de iniciativas envolvendo nossas quatro bandeiras, Atibaia atendeu 8 dos 10 eixos do programa Cidade Empreendedora, reconhecimento alcançado por apenas três municípios no estado de São Paulo em 2025”, finalizou Gromik.
Planejamento para 2026
A agenda inclui ainda apoio na estruturação do Centro de Inovação Tecnológico (CIT), em parceria com a Prefeitura e o Instituto Constanta de Inovação, realização de eventos como Startup Day, Encadear Summit, Ideathon, Delas Day e Semana do MEI, bem como aplicação de projetos voltados ao fortalecimento do comércio local e à Indicação Geográfica do Morango de Atibaia.
Estão previstas também ações de inclusão produtiva, com foco na geração de renda e capacitação de públicos em situação de vulnerabilidade social.
–
Fonte ==> Sebrae


