‘Este peixe não deveria estar aqui’, alertou o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA Um peixinho-dourado foi comparado por autoridade ambiental a um “megalodon” (espécie extinta de tubarão que viveu há aproximadamente 23 a 3,6 milhões de anos e que media até 18 metros) depois de ter sido nesta semana em lago na Pensilvânia (EUA).
“O seu peixinho-dourado comprado em loja de animais de estimação depois de dois anos na vida selvagem: ‘Chame-me Megalodon.’
“Este peixe não deveria estar aqui. Mas alguém o libertou, achando que estavam sendo gentil. Em vez disso, criou um problema invasivo que pode durar décadas. Os peixinhos-dourados crescem enormes na natureza, onde podem transformar lagos e vias aquáticas em confusões turvas, roubar comida de peixes nativos e destruir a qualidade da água. Se não pode ficar com o seu peixe, o devolva. Só não o solte”, escreveu no Facebook o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
Pescadores também são proibidos de usar peixinhos-dourados como isca na Pensilvânia, uma prática que é legal apenas em 16 estados, disseram especialistas.
Se não fosse encontrado agora, o exemplar da espécie poderia em mais dois anos praticamente dobrar de tamanho.
O peixinho-dourado é comumente mantido como animal de estimação em aquários caseiros e é um dos peixes de aquário mais populares no mundo, tendo em média nesses ambientes 5cm de comprimento. Soltos na natureza, entretanto, eles crescem assustadoramente e vêm se tornando uma praga invasora em partes da América do Norte e da Austrália.
Fonte ==> Folha SP e Globo