Quanto o trabalho e o trabalhador e trabalhadora são menosprezados em uma sociedade, como a brasileira, onde a escravidão imperou durante ¾ da história do país? Que marcas persistem do regime escravista que impregnou na nossa cultura, especialmente a do trabalho?
O que essa herança maldita tem a ver com a precarização, a terceirização, a jornada laboral estendida muito além da lei, a pejotização, a retirada de direitos dos trabalhadores, submetidos a salários cada vez menores e sujeitos a trocarem sábados, domingos e feriados por mais trabalho como modo de sobreviver?
E a situação, ainda mais grave, dos trabalhadores por aplicativos? É o caso dos entregadores de motos, que arriscam a vida no trânsito pesado das grandes cidades, muitas vezes sem o equipamento necessário, como forma de sobrevivência.
O que podemos esperar do plebiscito – marcado para setembro – e das mobilizações pelo fim da jornada 6×1?
É o que conversamos no De Fato dessa semana com a professora de direito do trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Valdete Souto Severo. Ela conhece muito bem esse quadro da dor e nos dá um panorama do estágio atual desses desafios.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.
Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Marcelo Ferreira
Voz das vinhetas: Nara Lacerda
Fonte ==> Brasil de Fato