22 de abril de 2025

Por que o encontro entre Lula e Boric em Brasília desperta o interesse da China

Por que o encontro entre Lula e Boric em Brasília desperta o interesse da China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe Gabriel Boric, presidente do Chile, nesta terça-feira 22, em Brasília. O encontro marca o Dia da Amizade entre Brasil e Chile na data que marca o início das relações diplomáticas entre os dois países, em 1836. 

A primeira parte do encontro acontece no Palácio do Planalto. Em seguida, Lula e Boric vão participar de um almoço no Palácio do Itamaraty.

Comércio e investimentos

Lula e Boric vão se reunir para tratar do estado atual do comércio e dos investimentos entre Brasil e Chile.

O ponto principal da conversa, porém, desperta o interesse direto da China. Trata-se da Rota Bioceânica de Capricórnio, um ousado projeto que tenta abrir uma ligação entre o Atlântico e o Pacífico. A dupla deve focar parte da reunião para destravar questões relacionados ao empreendimento.

A proposta da Rota é dos chineses e visa conectar os dois lados do continente. Quando sair do papel, a Rota deve facilitar as trocas comerciais entre a Ásia e os países da América do Sul. 

Essa é uma forma de substituir rotas tradicionais de navegação do Atlântico, o que poderia otimizar as exportações de produtos e bens. Os setores de soja, carne e grãos podem se beneficiar com a medida. 

Em termos de conexão, a proposta é que os portos brasileiros de Santos e Paranaguá fiquem interligados com os chilenos de Iquique, Antofagasta e Mejillones. A expectativa é que as obras terminem em 2026.

Para além do encontro entre Boric e Lula, as tratativas sobre a Rota serão impulsionadas na quarta-feira 23, quando lideranças dos dois países estarão presentes no Fórum Empresarial Brasil-Chile. Uma delas é a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que vai se encontrar com o ministro da Economia do Chile, Nicolas Grau.

“Será um momento fundamental porque fortalecerá os laços de confiança entre os setores público e privado dos dois países. Cada um está em uma ponta: o Chile diante do Pacífico e o Brasil diante do Atlântico. A Rota Bioceânica permitirá uma aproximação que trará mais empregos e mais renda para os dois países”, explicou Tebet.

Segurança pública

Outro tema de peso no encontro entre Lula e Boric é a segurança pública, uma das áreas mais sensíveis do governo, que tenta aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Congresso. 

Espera-se que os dois países assinem um acordo de cooperação sobre o setor, que pode envolver, por exemplo, o treinamento de tropas e troca de informações de inteligência.



Fonte ==> Casa Branca

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *