O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, debochou na quinta-feira (17) da visita do senador Chris Van Hollen (democrata por Maryland) a Kilmar Abrego Garcia. O salvadorenho foi deportado erradamente pelo governo Trump no mês passado devido a um “erro administrativo” e está sendo mantido preso em um presídio de El Salvador famoso por suas péssimas condições e violações de direitos humanos.
“Kilmar Abrego Garcia, milagrosamente resgatado dos ‘campos de extermínio’ e da ‘tortura’, agora tomando margaritas com o senador Van Hollen no paraíso tropical de El Salvador”, escreveu Bukele na quinta-feira em publicação no X. “Agora que sua saúde foi confirmada, ele tem a honra de permanecer sob custódia de El Salvador”, continuou Bukele, em outra publicação.
Van Hollen foi ao país da América Central após demonstrar preocupação com a situação de Abrego Garcia, que anos atrás havia fugido de El Salvador devido a perseguições e morava em Maryland. Em 2019, um juiz de imigração concedeu a Ábrego proteção legal contra a deportação, determinando que ele estava em risco em seu país de origem devido à violência de gangues na época.
Mas o governo Trump o deportou sob acusação de terrorismo e pertencer a uma gangue, acusações que os EUA depois reconheceram não serem verdadeiras. Políticos estadunidenses do partido democrata – oposição ao republicano Trump – criticam a falta de devido processo legal para Abrego Garcia e a recusa do governo em acatar uma ordem da Suprema Corte para facilitar seu retorno aos EUA.
“Ele foi sequestrado ilegalmente e enviado para o CECOT”, disse o senador. “Espero dar a vocês uma atualização completa quando retornar.”
Apesar das decisões judiciais, autoridades da Casa Branca afirmam que não conseguiram forçar as autoridades salvadorenhas a libertá-lo. “Isso depende de El Salvador se eles querem devolvê-lo. Isso não depende de nós”, disse a procuradora-geral Pam Bondi a repórteres no início desta semana.
Não foi a primeira vez que Bukele debochou da situação de Abrego Garcia. Na última segunda, durante encontro com Trump na Casa Branca, o presidente de extrema direita sugeriu que também não tem poder de libertar Abrego Garcia.
“Como eu poderia devolvê-lo aos Estados Unidos? Eu o contrabandeei para os Estados Unidos? Claro que não vou fazer isso. A questão é absurda”, disse Bukele, descrevendo Abrego Garcia como um terrorista.
“Não tenho o poder de devolvê-lo aos Estados Unidos. Não vou libertá-lo — quero dizer, não gostamos muito de libertar terroristas em nosso país”, acrescentou, sorrindo.
Fonte ==> Brasil de Fato