A proposta do programa é oferecer capacitações em áreas como gestão, finanças, marketing e elaboração de projetos, com foco em entidades que desenvolvem iniciativas de inclusão produtiva para pessoas em vulnerabilidade social e econômica.
Para Nelson Hervey Costa, a parceria é essencial para levar o conhecimento a várias regiões do estado. “É um programa muito importante, um apoio para ajudar as OSCs, fazer com que as entidades que trabalham na proteção social, que atuam pelas pessoas que mais precisam, consigam implementar o programa de inclusão produtiva com mais qualidade e que possam melhorar a sua gestão. Juntos, vamos apoiar essas entidades que são essenciais para a transformação da vida das pessoas, principalmente através do empreendedorismo.”

A Secretária Valéria Bolsonaro reforçou que o programa visa dar o suporte necessário para que as organizações tenham sucesso em suas atividades. “O programa vai levar para as OSCs tudo que elas precisam para gestão, elaboração de projetos, para que elas não se percam no caminho. Nós sabemos que, infelizmente, muitas OSCs, na hora de prestação de contas ou de apresentar um projeto, têm alguma dificuldade. Então esse é o nosso maior objetivo: trazer o conhecimento e, também, ouvir quais são as dificuldades.”
Oficinas
Os seis temas das oficinas são:
· Aspectos Jurídicos e Legislativos das OSCs;
· Gestão financeira, contábil e de pessoas nas OSCs;
· Planejamento estratégico e operacional para OSCs;
· Estratégias de mobilização de recursos para OSCs;
· Elaboração e monitoramento de projetos nas OSCs;
· Comunicação e parcerias nas OSCs.
Em Limeira, especificamente, serão três capacitações que ocorrem dias 8, 9 e 10 de setembro, das 14h às 18h. Os conteúdos abordados serão “Elaboração e monitoramento de projetos nas OSCs”, “Gestão financeira, contábil e de pessoas nas OSCs” e “Gestão estratégica e operacional nas OSCs”, respectivamente.
Para se inscreverem gratuitamente, os gestores, técnicos ou coordenadores devem acessar o link.
Conhecimento essencial
Ana Maria Leme da Silva Sampaio, coordenadora geral do Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL-Patrulheiros), elogiou o programa, destacando a importância de profissionalizar a gestão das OSCs.
“Esse projeto vem ao encontro da necessidade de todas as OSCs de Limeira e do Estado de São Paulo. Se profissionalizar para elaborar um projeto, capacitar as pessoas ou captar recursos é o que vai fazer a diferença do nosso trabalho”, argumenta.
“O CAMPL, organização que eu coordeno, atende 600 adolescentes e os coloca no mundo do trabalho. Se nós, equipe técnica e equipe administrativa, não estivermos preparados para o mercado, para os negócios, nós não teremos sucesso na colocação desses adolescentes em empresas. E todos esses temas são de suma importância para as OSCs”, finaliza.
Fonte ==> Sebrae