19 de julho de 2025

Programa Lider é indutor de Cadeias Produtivas Locais no Alto Tietê | ASN São Paulo

Programa Lider é indutor de Cadeias Produtivas Locais no Alto Tietê | ASN São Paulo

O encontro reuniu cerca de 230 pessoas, entre representantes do poder público, entidades, empresários e sociedade civil. Durante a reunião, foram destacados os avanços já conquistados com a organização do programa Lider, que tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento territorial por meio das vocações regionais, com foco em três grandes pilares econômicos: turismo, agricultura, e indústria, comércio e tecnologia.

O mapeamento e a submissão de cadeias produtivas do Alto Tietê, com foco no reconhecimento como CPLs pelo programa SP Produz da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico busca fomentar as grandes potencialidades da região e fortalecer a competitividade do território.

O resultado das cadeias aprovadas e seu grau de maturidade – o que abre caminho para a obtenção de recursos para o aprimoramento da atuação – deve ser divulgado nos próximos meses pelo Governo do Estado. Na região, foram submetidos planos nas áreas de agricultura, turismo, indústria e comércio.

O prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior, falou sobre a importância de unir forças pelo avanço integrado da região. “Esse evento reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional e com o potencial econômico do Alto Tietê”, avaliou.

O programa Lider atende a dez municípios (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano), que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), parceiro estratégico da iniciativa. “O programa conta com a participação de pessoas de diversos segmentos, o que demonstra o comprometimento com a região por meio de ações que contribuirão para fortalecer o Alto Tietê”, ressaltou a secretária executiva adjunta do Condemat+, Mara Flôres.

Para o presidente do Sincomércio e coordenador da Câmara Estratégica do Lider, Valterli Martinez, a integração entre o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor é fundamental para o avanço da região. “Com esse alinhamento, será possível ser mais assertivo na atração de comércios, indústrias e serviços para o Alto Tietê”, concluiu.



Fonte ==> Sebrae

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *