Na 1ª edição do DLJ, estudantes de São José dos Campos, foram vencedores com o projeto “Biocurativo”, um curativo biodegradável feito com elementos químicos que não poluem o meio ambiente e não possuem plástico em sua composição. Na Etapa Estadual serão selecionadas as seis melhores equipes de cada categoria e de cada estado que irão apresentar seus projetos ao vivo pela internet.
“Ficamos muito felizes em ter os seis projetos selecionados para etapa estadual do Desafio Liga Jovem, todos representando a nossa Rede de Ensino Municipal. Esse resultado é uma evidência concreta de como o trabalho com a Educação Empreendedora vem se consolidando, fortalecendo o protagonismo juvenil e estimulando a criatividade e a inovação em nossas escolas e para nossa região”, destaca Josiane Saboia Oliveira Neri, assessora de Políticas Educacionais no CEDEMP (Centro de Educação Empreendedora) da Prefeitura de São José dos Campos.
Nesta edição são esperadas 80 mil inscrições de alunos divididos em três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior. A grande novidade é a participação, na final nacional, de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores — três equipes representadas por estado.
Em SP foram 429 projetos entregues no total, sendo de 158 instituições diferentes. No Fundamental foram entregues 84 projetos de 39 instituições diferentes. No Médio e Profissional foram entregues 296 projetos de 91 instituições diferentes e no Superior foram 49 projetos entregues de 28 instituições diferentes.
Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas, do 8º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. A proposta é que os jovens desenvolvam, em equipe, soluções criativas para problemas reais de suas comunidades, utilizando metodologias inovadoras com foco em gerar impacto social, ambiental ou econômico.
A jornada do Desafio inclui capacitações online e presenciais, mentorias com especialistas, etapas de avaliação e uma premiação. Na etapa estadual, serão selecionadas três equipes vencedoras, uma em cada categoria: Ensino Fundamental; Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica; e Ensino Superior.
As equipes com melhor desempenho em cada estado avançam para a etapa nacional, com todas as despesas pagas. Os vencedores receberão uma viagem internacional de até 10 dias em 2026, além de prêmios como notebooks, smartphones, vales-compras e certificados de honra ao mérito para estudantes e professores orientadores.
Ao todo, mais de R$ 250 mil serão distribuídos em prêmios, além de experiências imersivas em ambientes de inovação. A grande final contará com a participação de 405 alunos e 81 professores, representando todas as unidades da federação.
Fonte ==> Sebrae